26 C
Rio de Janeiro
sábado, maio 18, 2024
CasaTecnologiaInternet5G: Velocidade e segurança servindo a tecnologia

5G: Velocidade e segurança servindo a tecnologia

Data:

Notícias relacionadas

Advogada brasileira é uma das atrações do Web Summit Rio

A cidade do Rio de Janeiro novamente será palco...

Ataques Cibernéticos à INFINITV Originam de Cadastros Falsos

Na quarta-feira passada, a INFINITV foi alvo de uma...

Com projeto inclusivo, FrancoDroid brilha na First Lego League

Através da Robótica, a ciência que estuda as tecnologias...

Nota 40 do Carnaval, Mary Paiva se tornou a mais promissora Porta Bandeira do RJ

A baianinha que brincava de evoluir como porta bandeira,...
spot_imgspot_img

Nova Tecnologia, novas dúvidas

Em se tratando de Tecnologia, o assunto do momento é o 5G que tem despertado a atenção das pessoas, para saber qual será seu impacto. Essa novidade pode trazer mais velocidade de download e outras vantagens, inclusive para as empresas.

 

Pensando nas dúvidas e curiosidades dos nossos leitores, conversamos com Wally Niz, Diretor da empresa de Gestão de Mobilidade Corporativa e Redução de Custos de TI & Telecom, a Navita.

Passamos por várias gerações de rede do 2G até chegar ao atual 5G, que é uma rede evoluída, mais potente e veloz, “inteligente” e que causa menos impacto ao meio ambiente.

Apesar de ser o 5G o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio, o 4G e o 4G+ vão continuar operando na maioria dos celulares, pois nem todos aparelhos serão compatíveis a ele.

Niz nos conta que a rede ainda esta em fase de implantação. A quinta geração já está ativa em alguns lugares do país, porém a cobertura aumentará bastante nos próximos anos. Assim sendo, caso você se interesse por todas as vantagens que o 5G oferece, veja se seu dispositivo é compatível ou adquira outro para aproveitar dessa importante inovação.

Por falar em adquirir outro para usar, essa foi a dúvida do Fotógrafo e Jornalista Rafael Khalid, usuário da operadora claro no RJ:

Um aparelho antigo pode receber sinal 5G? Trocando chip funciona?

“Varia muito da configuração de cada aparelho, alguns já vem a opção da utilização do 5G, quando não houver essa opção é necessário realizar a troca do chip. E mesmo trocando, é necessário que você possua um dispositivo que seja compatível com essa tecnologia e uma vez que a rede for liberada no seu bairro automaticamente o aparelho se conecta ao 5G” – respondeu nosso especialista.

 

Benefícios do 5G

  • As redes 5G devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G atuais;
  • Os tempos de conexão entre aparelhos móveis devem ser inferiores a 5ms (milissegundos), face à latência de 30 ms das redes 4G;
  • O número de aparelhos conectados por área devem ser 50 a 100 vezes maior que o atual;
  • Devem ser realizados aumentos drásticos na duração da bateria de dispositivos rádio receptores.

Tantas vantagens e surpreso com a velocidade, o usuário Renato pensou:

Será que consome mais rápido meus dados ou que terei que pagar mais?”

“As principais operadoras estão incluindo o 5G nos planos atuais, só é necessário ter um aparelho compatível e estar na área de cobertura. Existem diversos planos baseado em volume de dados onde poder ter a inclusão do 5G. E sobre consumir seus dados  vai depender do pacote da sua operadora. O 5G permite que você baixe conteúdos pesados mais rapidamente do que com o 4G, reduzindo tempos de resposta da rede para você assistir a filmes, futebol ao vivo ou jogar online sem atrasos. “- tranquiliza Niz.

 

As redes e suas velocidades

 

Você usuário sabe como se comporta sua rede móvel?

A latência (tempo de resposta) do 5G fica entre 1 ms e 10 ms, enquanto a do 4G é de 30 a 40 ms de 4G. A quinta geração permite ter 100 vezes mais dispositivos conectados ao mesmo tempo do que a quarta geração. Além disso, a nova tecnologia é 10 vezes mais rápida que o 4G e consome menos energia, o que é importante para a bateria. Wally Niz pede que nos lembrarmos de anos atrás, quando tudo era 3G, que demorava para abrir um site com muitas imagens e até dava para ver o carregamento lentamente? Algo semelhante acontece entre o 5G e o 4G, você consegue navegar e até usar realidade aumentada e a realidade mista em velocidades muito mais potentes com essa mudança.

Conversamos com diversos usuários de operadores diferentes, a paulista Roberta Rocha, usuária da vivo, é uma das com acesso a nova tecnologia. Dona de um aparelho Xiaomi Mi 10, ela nos conta sua experiência:

“Sei que a tecnologia não esta disponível em todos lugares, mesmo meu aparelho sendo apto para 5G. Meu sinal da vivo pega no máximo o 4G+. Entendo que o Brasil ainda esta se preparando para a entrada dele em todo território. Só espero que as operadores ampliem os sinais porque não adianta permitir alta velocidade e na verdade te entregarem dados igual gsm de baixa qualidade. Tem que caminhar junto a tecnologia com o serviço que eles nos oferecem na realidade.” – relata.

 

Assim que a instalação da infraestrutura das redes 5G se concretizar, teremos a redução do consumo de energia o que vai torná-la mais ecológica. O tempo de latência reduzido, por sua vez, possibilitará a comunicação entre veículos autônomos, permitirá o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitem acidentes automobilísticos, além de possibilitar a realização de cirurgias remotas por meio de robô.

Futuramente, espera-se que, à medida que o custo de fabricação diminua, outros dispositivos, como eletrodomésticos e wearables (pulseiras e relógios inteligentes, por exemplo), possam conectar-se à rede. A tendência é que o 5G possa, em um futuro próximo, substituir até mesmo as redes residenciais de Wi-Fi.

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img