24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaPolicialCrimeSaiba as medidas da Prefeitura para amenizar impacto de ataque hacker

Saiba as medidas da Prefeitura para amenizar impacto de ataque hacker

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Atenção cariocas: o que parou e como proceder com relação aos serviços da prefeitura do Rio de Janeiro, veja aqui

Os sistemas da Prefeitura do Rio sofreram um ataque hacker na madrugada de segunda-feira, 15/08.  Todos os serviços do Portal da Prefeitura foram retirados do ar preventivamente para garantir a proteção dos dados. Com isso milhares de cariocas tiveram suas vidas afetadas pela inoperância desses serviços. Pensando em amenizar a situação caótica, foram distribuídos diversos comunicados no Twitter oficial da Prefeitura e no site https://site.prefeitura.rio/ afim de ajudar os cidadãos até tudo voltar ao normal.

Importante

Os dias em que o sistema está fora do ar não serão considerados dias úteis para fins de vencimento de
tributos e nenhum contribuinte será prejudicado.

Confira a lista do que foi afetado:

Simples Nacional

Dia 22 de agosto é a data limite para pagamento do Simples Nacional referente a Julho. O tributo é federal, que não teve seu sistema afetado pelo ataque Hacker sofrido pela Prefeitura do Rio.  Esclarecemos que o site do Nota Carioca serve apenas para visualização do faturamento, não afetando o pagamento do tributo.

Nota Carioca

Os contribuintes que emitem a Nota Carioca podem preencher um Recibo Provisório de Serviço (RPS) e realizar a substituição pela Nota Carioca posteriormente. Você pode adquirir o RPS em uma papelaria ou imprimir o modelo disponível no site: https://bit.ly/rps-rio. O documento precisa ter todos os dados que serão utilizados para preencher a Nota Carioca depois, como nome e CPF ou CNPJ do tomador de serviço, valor da nota e serviço prestado.

Emissão de carnê do IPTU

As guias do IPTU devem ser pagas no início de cada mês. Para quem não conseguiu quitar até o vencimento, lembramos que o valor da multa mensal é fixo e vale até o último dia útil de agosto.

Emissão de guia de recolhimento do ISS

As guias de pagamento de ISS vencem no início do mês. Se por algum motivo o contribuinte não tiver realizado o pagamento dentro da data de vencimento, é válido lembrar que o valor da multa mensal é fixo e vale até o último dia útil de agosto.

ITBI

As guias de ITBI emitidas no site podem ser pagas até a data de vencimento, que é o prazo de 30 dias após a emissão. Se algum contribuinte com guia em vencimento nesses dias não fez a impressão do DARM, deverá ser gerado um novo protocolo com uma nova data de vencimento. As guias de ITBI que são emitidas após a escritura do imóvel, com incidência de mora ou multa, têm o mesmo valor até o último dia útil do mês.

Exames e consultas

As unidades de saúde, que funcionam com a rede do Iplan, não estão inserindo novos pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Neste caso, o processo está sendo registrado manualmente para depois ser inserido. Nas unidades de urgência e emergência o atendimento não foi interrompido, mas até que tudo seja normalizado, está sendo preciso retornar com o prontuário de papel.

Sisreg

O Sisreg é hospedado no sistema do Ministério da Saúde, por isso ele não foi afetado pelo ataque da última segunda-feira (15/08) e continua funcionando normalmente.

Vigilância Sanitária

Temporariamente, o Instituto de Vigilância Sanitária está com os serviços de Licenciamento Sanitário Online, consulta aos processos eletrônicos, emissão de documentos online, agendamento de castrações e sistema de chipagem animal, inoperantes.

Emissão de multas

As multas serão emitidas logo após o restabelecimentos dos serviços.

Recursos de multas

O atendimento presencial realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Transporte nos protocolos dos postos descentralizados continua funcionando para o recebimento dos documentos referentes a recursos de multas de trânsito (defesa prévia e cancelamento de multas) e indicação de real infrator.

Processo.rio

Com a paralisação do processo.rio, toda e qualquer necessidade de processamento será feita por meio de documentos físicos para logo depois de restabelecida a operação, serem digitalizados e incluídos no sistema em questão.

Siscor: Emissão de licenciamento de obras em vias públicas

A emissão de licenciamento de obras em vias públicas continua sendo feito presencialmente na Secretaria Municipal de Conservação. Basta buscar atendimento do órgão responsável na Rua Maia de Lacerda 167 – 1° andar, no Estácio, entre 9h e 16h.

Plano de Saúde do Servidor Municipal

O Previ-Rio vai reabrir o prazo de adesão sem carência ao Plano de Saúde do Servidor Municipal, que terminaria no próximo dia 21. O Instituto vai publicar uma portaria definindo um novo período de adesão, migração ou cancelamento, para que não haja nenhum transtorno ou prejuízo para o servidor.

Ouvidoria

A Ouvidoria da GM-Rio está realizando atendimento somente presencial, pois não é possível acessar os pedidos da LAI (Lei de Acesso a Informação) no momento. As equipes estão à disposição no Batalhão da Guarda Municipal, que fica na Av. Pedro II, 111, em São Cristóvão, de 9h às 16h.

Emissão do cartao do idoso | Emissão de cartão PCD

A renovação do Cartão do Idoso e/ou do Cartão de Pessoas com Deficiência vencido a partir de 01/08/2022 não poderá ser feita enquanto o sistema estiver fora do ar. Mas o atendimento presencial realizado nos protocolos dos postos descentralizados da Secretaria de Transportes será mantido para o recebimento dos documentos referentes a solicitação de cartão de estacionamento para Pessoas Com Deficiência – PCD e/ou para Idosos.

Capacitações Online

O Instituto João Goulart segue com as atividades remotamente, mantendo as capacitações em ambientes alternativos como as plataformas Zoom, Sympla e Google Meet.

Auxílio taxista

A Secretaria Municipal de Transportes enviou os dados de todos os taxistas (autorizatários/permissionários e auxiliares) com cadastro ativo em 31 de maio de 2022 ao Ministério do Trabalho e Previdência no dia 01/08. Em breve os taxistas vão poder verificar se estão nessa lista em um link que será divulgado pela Prefeitura, mas no momento os sistemas seguem fora do ar. Reforçamos que tanto a análise das informações quanto o pagamento aos taxistas são de responsabilidade do Governo Federal.

Aulas

Não houve suspensão de aulas em função do ataque hacker na rede municipal de ensino. O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria de Educação que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população.

Atendimento veterinário

Os atendimentos nas unidades veterinárias e às demandas de zoonoses, além de fiscalizações, ocorrem sem interrupções.

Solicitação de Eventos

Todos os produtores de eventos que possuam consultas prévias aprovadas e processos autuados devem enviar para o e-mail eventos.rio7@gmail.com os seguintes documentos: Cópia da CPE deferida, cópia do CPF/CNPJ da pessoa física ou jurídica responsável pelo evento, cópias de outros documentos ou comprovações conforme disposições estabelecidas no Decreto Rio nº 49.462, de 21 de setembro de 2021. Para novos pedidos, a Coordenadoria Técnica de Promoção de Eventos receberá os formulários de consultas prévias preenchidos pelo e-mail: consultaprevia.rio@gmail.com

Dívida Ativa

As certidões com validade prorrogada poderão ser normalmente utilizadas pelos contribuintes, permitindo que o processo de renovação do documento seja realizado na ocasião da retomada do serviço de emissão.

Vistorias e Agendamentos

A Secretaria Municipal de Transportes prorrogou os prazos de vistoria de todos os modais de transporte público, como táxis, ônibus, vans e kombis (SPPO, STPL, STPC, TEC, fretamento e transportes escolares), até que os sistemas que estão fora do ar retornem de forma totalmente segura.

Calendário Regular para todos os modos, exceto transporte escolar

Finais de placa 06/16/26/36/46. De 08/08/2022 para 30/09/2022

Finais de placa 56/66/76/86/96. De 23/08/2022 para 30/09/2022
Finais de placa 07/17/27/37/47. De 08/09/2022 para 30/09/2022

Transporte Escolar
2ª Vistoria Finais de placa 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. De 01/06/2022 para 30/09/2022

STPC – Kombi – Fabricação a partir de 2009 Finais de placa 2/3. De 01/08/2022 para 30/09/2022

E-mail institucional

Todos os e-mails @rio.rj.gov.br estão impossibilitados de receber mensagens.

 

O crime ja foi denunciado a Delegacia de Crimes Virtuais e, assim que encontrados os culpados serão punidos. A Prefeitura informa que em breve voltarão ao ar todos serviços, que sua equipe de T.I esta trabalhando incansável para restabelecer todos os atendimentos com segurança.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img