32 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
CasaRegião MetropolitanaBaixadaLiteratura de Cordel criada em Nova Iguaçu ganha espaço e voz

Literatura de Cordel criada em Nova Iguaçu ganha espaço e voz

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Jotinha "O menino que brincava com as palavras", conta a história do artista popular Seu Jota Rodrigues que tem vasta quantidade de cordéis publicados por ele mesmo com seu prelo.

A proposta da “CIRCULAÇÃO JOTINHA – O MENINO QUE BRINCAVA COM AS PALAVRAS” contemplada no Edital Retomada Cultural RJ 2 da SECEC foi criada a partir de uma dramaturgia ficcional que retrata de forma lúdica e inventiva a infância do poeta e cordelista Jota Rodrigues. O propósito é gerar um inventário artístico sobre ele, difundir sua história e obra e preservar a memória local. As apresentações agitam a cultura na Baixada Fluminense, dias 18 e 20/10 em Nilópolis e Nova Iguaçu, respectivamente, e no Colégio Pedro II, em São Cristóvão – RJ, em 10/11.

O espetáculo é uma homenagem a esse grande artista da cultura brasileira. A peça assinada por Cesário Candhí e com Trilha Sonora de Beto Gaspari versa sobre o desejo do menino “Jotinha”, em ser poeta cordelista. Ele recebe influência do pai violeiro e do cego Aderaldo que declamava versos e a quem ele servia de guia. A montagem usa em seu texto elementos da literatura de cordel e pretende fazer em cena uma grande celebração deste importante artista da baixada fluminense.

O projeto pretende enaltecer as manifestações relevantes da cultura popular, como: o cordel nordestino, o teatro de mamulengo, os folguedos, o repente e a xilogravura. A plasticidade do espetáculo inclusive remete-se à estética desta última expressão artística citada, a qual dá vida às capas dos livretos de cordel. Como forma de inclusão social, as apresentações contarão com intérpretes de libras.

A filha do homenageado Maria Aparecida de Oliveira, gestora do Centro Cultural Casa de Jota Rodrigues, deu imenso suporte ao projeto. Jotinha, além do incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), recebe apoio da Secretaria de Cultura de Nilópolis, da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu e do Colégio Pedro II. A peça também foi contemplada no Edital I Festival de Artes de Nova Iguaçu da FENIG.

Foto: Divulgação.

Serviço.

 

Dia 18/10/2022, às 15h – Usina de Cultura de Nilópolis.

Endereço: Rua Eliseu de Alvarenga, 384, Olinda, Nilópolis – RJ.

 

Dia 20/10/2022, às 15h – Praça II do Céu de Nova Era.

Endereço: Rua Leocádio Melo, s/nº – JD Nova Era, Nova Iguaçu-RJ.

 

Dia 10/11/2022 às 15h – Colégio Pedro II de São Cristóvão.

Endereço: Avenida do Exército, nº 01, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ.

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img