26.6 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, abril 24, 2024
CasaBem-EstarAlergia Alimentar: você sabe o que é?

Alergia Alimentar: você sabe o que é?

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Hoje é o dia mundial da alergia, e que tal entendermos o que é a alergia a alimentar

A alergia alimentar é uma reação inflamatória que é ativada através de uma substância (alérgeno) presente no alimento, ou bebida. Ao serem ingeridos, podem levar ao aparecimento de sintomas em diferentes partes do corpo, como mãos, rosto, boca e olhos, além de também poder afetar o sistema gastrointestinal e respiratório quando a reação inflamatória é mais grave.

Os sintomas de alergia podem surgir até duas horas após os  alimentos ou bebidas ao  serem ingeridos, provocando assim a reação inflamatória no organismo como forma de defesa ao alérgeno.

Os sintomas são variáveis de pessoa para pessoa, sendo os mais comuns: coceira e vermelhidão na pele, inchaço nos lábios, língua, orelhas ou olhos, nariz entupido e escorrendo, sensação de desconforto na garganta, excesso de gases, diarreia ou prisão de ventre, Ardor e queimação ao evacuar. Apesar dos sintomas aparecerem com mais frequência nas mãos, rosto, olhos, boca e corpo, a reação inflamatória pode ser tão grave que pode afetar o sistema gastrointestinal, podendo a pessoa sentir náuseas, vômitos e desconforto abdominal, ou ainda afetar o sistema respiratório, resultando em dificuldade para respirar e a sensação de falta de ar, sendo essa situação conhecida como choque anafilático, que deve ser imediatamente tratada para evitar mais complicações. Dessa forma, para evitar o desenvolvimento dos sintomas mais graves de alergia alimentar, é importante que assim que surgirem os primeiros sintomas de alergia a pessoa tome o medicamento indicado pelo médico.

Se uma pessoa sentir desconforto na garganta ou alguma dificuldade para respirar, a recomendação é a de que vá ao pronto socorro ou hospital o mais rápido possível.

 

Texto: Gilmarcos Lima

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img