21 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, julho 15, 2024
CasaBem-EstarGripe x Resfriado: você sabe a diferença?

Gripe x Resfriado: você sabe a diferença?

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Temidos no inverno esses dois males se confundem. Aprenda a diferencia-los e a se cuidar perante o surgimento deles.

Durante o inverno, a baixa umidade do ar, a temperatura mais fria, a maior concentração de poluentes  e as mudanças bruscas no clima são fatores que favorecem a proliferação de doenças do trato respiratório. Dentre elas a Gripe e o Resfriado são as mais comuns. Muitos as confunde. E você sabe diferenciar as duas?

Nesta época do ano é muito comum o aparecimento de alergias respiratórias, e é neste período que aumentam as chances de aparecer às gripes e os resfriados, além das doenças crônicas como asma, pneumonia, bronquiolite, bronquite, rinite e sinusite.

Nossa equipe conversou com a Dra. Tanit Sanches Ganz pesquisadora aclamada no que se refere a males como esses. A Otorrinolaringologista nos ajudou a saber a diferença e se cuidar da forma correta.

Arquivo Pessoal- Dra Tanit

Os cuidados com a saúde devem ser redobrados nessas estações e ao aparecimento de qualquer sintoma, como: tosse, obstrução nasal, febre, coriza, expectoração e mal- estar, um médico otorrinolaringologista deve ser procurado. Importante ressaltar que jamais se deve fazer uso da automedicação que pode mascarar os sintomas e prejudicar o diagnóstico e o tratamento. 

A gripe é a protagonista dessa época, e a maioria das pessoas não conhece a diferença entre ela e o resfriado: 

GRIPE: é causada pelo vírus influenza e têm sintomas mais fortes, como febre alta, tosse, coriza, dor no corpo, dor de cabeça e fraqueza.

Descanse: Diante de sintomas de gripe, não tem jeito, é preciso abrir mão das atividades que gastem muito energia. O corpo precisa focar na recuperação. 

RESFRIADO: que é também causado por vírus, é mais brando e geralmente provoca tosse, coriza, obstrução nasal, dor de garganta e, às vezes, febre baixa.

Dra. Tanit pontuou para nossos leitores os cuidados básicos que devemos ter para evitar quaisquer doença proveniente do clima do inverno:

  • Hidratação: beber bastante água. A hidratação ameniza os sintomas e prepara o corpo para a batalha contra o vírus. 
  • Higienize: lave nariz, rosto e mãos frequentemente com água e sabão (álcool gel só ajuda para as mãos). 
  •  Alimentação saudável:  o consumo de frutas típicas da estação,  de verduras e legumes ajuda a manter o metabolismo funcionando corretamente e repõe as vitaminas necessárias para manter a imunidade.
  • Pratique exercícios: Durante a pratica de exercícios físicos, o organismo produz substâncias que aumentam a disposição e o bem-estar. 
  • Evite ficar muito tempo em locais fechados e aglomerações; para não se expor a maior possibilidade de vírus.
  • Higienize os ambientes com frequência (use aspirador de pó e um pano úmido); para não criar ambientes propícios aos agentes infecciosos.
  • Mesmo nos dias mais frios, deixe as janelas abertas para uma boa ventilação do ambiente;
  • Use máscara, ela também protege contra a gripe e resfriados.

Nossa convidada finaliza lembrando que a vacina contra a gripe esta sendo aplicada para toda a população. Vacinem-se!! 

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img