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Leitura: Artigo – Volta às aulas: desafios e soluções para a inclusão de crianças com nanismo
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RJ4 News > Blog > Notícias > Editorias > Educação > Artigo – Volta às aulas: desafios e soluções para a inclusão de crianças com nanismo
EducaçãoOpinião

Artigo – Volta às aulas: desafios e soluções para a inclusão de crianças com nanismo

Toda Mãe atípica enfrenta batalhas silenciosas a cada olhar, a cada passo do crescimento de seu filho. Com as mães de portadores de nanismo não é diferente.  Confira este importante artigo da Jornalista Gisele Rocha que mostra como funciona o mundo em que ela vive e, como luta pelos direitos de sua filha.

redacao2
Última atualização: 30 de janeiro de 2025 19:32
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4 min Read
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Com o início do ano letivo, muitas famílias se organizam para a nova rotina. Para pais de crianças com nanismo, porém, a preocupação vai além do material escolar.

 

Conforme a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, estima-se que, ac ada 10 mil brasileiros, 3,2 tenham nanismo e muitas delas enfrentam desafios diários para garantir autonomia e inclusão na escola.

A infraestrutura desses ambientes ignora frequentemente as necessidades desses alunos. Carteiras altas, pias inacessíveis, maçanetas fora do alcance e degraus sem corrimão, entre outras barreiras, dificultam a mobilidade e a independência. No entanto, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) estabelece que instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, devem assegurar condições de acessibilidade para estudantes com deficiência, o que inclui adaptações no mobiliário escolar.

Além disso, a Lei nº 10.098/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.296/2004, dispõe sobre normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, abrangendo a adaptação de espaços e mobiliários em edificações de uso coletivo, como as escolas.

 

Recentemente, em agosto de 2024, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2636/19 que exige que todos os estabelecimentos de ensino disponibilizem mobiliário adaptado para pessoas com deficiência ou obesas. O texto aprovado determina que a quantidade de assentos especiais deve ser adequada ao número de alunos que solicitarem no ato da matrícula.

 

Para quem não sabe, em 2022, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos humanos, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência,lançou a cartilha “Ambientes Acessíveis e a Pessoa com Nanismo”. O documento apresenta diretrizes para adaptações essenciais, incluindo a adequação do mobiliário escolar para garantir conforto e segurança aos alunos com nanismo.

Apesar de ser um avanço, muitas instituições de ensino ainda desconhecem essas recomendações, reforçando a necessidade de fiscalização e conscientização.

A falta de conhecimento sobre o nanismo pode resultar em infantilização, capacitismo ou subestimação das habilidades da criança. O despreparo também favorece o bullying, um problema que atinge milhões de estudantes brasileiros.

Segundo pesquisa do DataSenado, quase 8 milhões de alunos já sofreram violência na escola, e crianças com deficiência ou com características físicas diferentes são as mais vulneráveis. A capacitação dos educadores é essencial para combater esse cenário, criando um ambiente de respeito e pertencimento.

 

O papel da família na adaptação escolar

 

Gisele ( autora do artigo) e sua filha de 12 anos.

 

Como mãe de uma criança com nanismo, sei que a família desempenha um papel central. A adaptação não se limita ao espaço físico; é preciso um esforço conjunto entre pais e escola para garantir que a criança tenha autonomia e seja tratada com igualdade. O diálogo contínuo com professores, a orientação sobre ajustes necessários e a participação ativa na vida escolar fortalecem esse processo.

A volta às aulas não pode ser um desafio extra para crianças com nanismo. Garantir a inclusão desses alunos não é um desafio impossível, mas um compromisso que exige adaptação, boa vontade, empatia, informação e sensibilidade. Quando escola,família e sociedade trabalham juntas, construímos um ambiente onde cada criança pode aprender, se desenvolver e sonhar sem barreiras. Afinal, a verdadeira educação vai além do conteúdo em sala de aula, ela ensina a conviver, respeitar e valorizar as diferenças.

 

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TAGGED:Artigoinclusao socialMãe atípicaNanismoVolta as aulas
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