21 C
Rio de Janeiro
domingo, julho 14, 2024
CasaEditoriasMobilidadeEvento em Duque de Caxias debate a importância da tarifa zero

Evento em Duque de Caxias debate a importância da tarifa zero

Data:

Notícias relacionadas

Medalha de honra é dada a parlamentar em Brasília

A manhã desta quarta-feira (10) dificilmente vai sair da...

Insulto racista a Benê movimenta lideranças da baixada

Moradores de Duque de Caxias, políticos e representantes de...

PL do piso salarial dos fisioterapeutas é aprovado na Câmara dos Deputados

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais receberam uma boa notícia...

Evento reúne educadores para debater a Educação em Duque de Caxias

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem...
spot_imgspot_img

Pesquisa da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Minas Gerais destaca os pontos positivos do programa

Um dos maiores defensores da tarifa zero na Câmara Federal, o deputado Jilmar Tatto (PT) participou de um debate sobre o tema na Associação Comercial e Industrial de Duque Caxias, na noite desta sexta-feira. O partido faz parte da federação Brasil da Esperança ao lado de PV e PCdoB. Pré-candidato à prefeitura da cidade da Baixada Fluminense, José Camilo Zito fez parte da mesa eu discutiu o assunto.

“A tarifa zero está presente em 13 municípios do estado. É importante sempre ressaltar que a gratuidade no transporte coloca em exercício o direito constitucional de ir e vir, além de aquecer a economia de qualquer cidade”, destacou Tatto, que já foi secretário municipal de Transportes de São Paulo e atualmente ocupa o cargo de secretário nacional do PT: “A instituição da tarifa zero enquanto política pública muda a realidade da cidade e a vida da população. O sistema de catracas não se sustenta mais”.

Segundo o deputado, a equipe responsável pelo plano de governo do PT fez todos os cálculos necessários e propostas de ações para a gestão do sistema, com ganho de eficiência, previsibilidade e controle sobre os contratos.

“Os moradores de Duque de Caxias gastam muito com os ônibus municipais. Não é justo que uma boa parte do orçamento familiar seja perdido dessa maneira. E não é a prefeitura que vai pagar o transporte, ela vai somente usar os impostos que o cidadão já paga de forma responsável e útil para o seu dia a dia”, disse Zito.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) destacaram recentemente que os principais impactos positivos da tarifa zero são a promoção da inclusão social; ampliação do acesso ao sistema de transporte público coletivo, em especial para a população mais vulnerável; aperfeiçoamento da gestão do transporte público coletivo; ampliação da igualdade de oportunidade; e incentivo a políticas públicas participativas, uma vez que a opinião dos usuários é parte essencial do processo continuado de implementação do programa.

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img