20.2 C
Rio de Janeiro
sábado, julho 13, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesItaguaí ganha Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa...

Itaguaí ganha Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde com programação cultural gratuita

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Local vai oferecer apresentações artísticas, troca-troca de livros, espaço infantil para trabalhar a criatividade das crianças, realização de workshops e oficinas, além de exposições permanentes

No 7º ano de existência, o projeto Ativação Cultural Itaguaí, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, anuncia a inauguração do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde com uma série de atividades gratuitas, a partir do dia 14 de junho. A programação inclui oficinas de mangá e escrita japonesa, apresentações musicais e o concurso Miss Nikkei Estado do Rio de Janeiro, proporcionando uma imersão nas tradições culturais e artísticas da região. O novo espaço fica no Shopping Pátio Mix, Rodovia Rio Santos, s/n, Itaguaí.

 

 

Para seguir com o objetivo de celebrar e homenagear a história da região, sua população e sua cultura, foi criado o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde. “Pensando no fácil acesso, segurança e conforto dos visitantes, escolhemos um espaço dentro do Shopping Pátio Mix, localizado às margens da Rodovia Rio x Santos, em Itaguaí. O novo centro cultural vai ofertar, gratuitamente, apresentações artísticas, troca-troca de livros, espaço infantil para trabalhar a criatividade das crianças, realização de workshops e oficinas, além de ter exposições permanentes, tudo dentro do horário de funcionamento do shopping e aberto ao público”, explica Alessandra Reis, idealizadora do projeto Ativação Cultural Itaguaí e do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.

 

 

“Diante da trajetória bem sucedida e sólida, chegou o momento de dar um passo maior e criar na cidade de Itaguaí o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde. Um espaço cultural dedicado ao resgate da memória da cidade e de seus povos originários – Indígenas, Africanos e Japoneses. Nosso objetivo é também apontar para o futuro da cultura local, capacitando seus artistas e formando novos públicos”, destaca Horlan Gentil, que é responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.

 

 

O projeto Ativação Cultural Itaguaí dará continuidade ao trabalho junto às escolas públicas. Além disso, assim como nos anos anteriores, a programação cultural gratuita do projeto segue presente nos grandes eventos já conhecidos, como a Festa de Imigração Japonesa, Expo Itaguaí, o Dia da Consciência Negra e eventos de Natal que acontecem na cidade.

 

 

Programação

 

 

Sexta-feira (14/6) – A partir das 17h

 

Cortejo Cultural;

 

Cerimonial de Abertura;

 

Apresentação dos alunos da Escola Estadual José Maria de Brito;

 

Apresentação do Grupo de Taiko;

 

Realização da edição anual do Miss Nikkei Estado do Rio de Janeiro;

 

Exposição de Bonsai e artesanato com técnicas japonesas;

 

Oficinas Artísticas: Ikebana, origami, maquiagem, escrita japonesa, mangá e mais;

 

Abertura da Exposição “A Presença dos Japoneses na Região da Costa Verde”.

 

 

Sábado (15/6) – das 10h às 21h

 

Exposição: “A Presença dos Japoneses na Região da Costa Verde”;

 

Oficinas Artísticas: Ikebana, origami, maquiagem, escrita japonesa e mais.

 

Exposição de Bonsai e artesanato com técnicas japonesas;

 

Maquiagem artística para crianças.

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img