21 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, julho 15, 2024
CasaEditoriasSaúdeDia do Meio Ambiente: impacto do lixo urbano na fauna e flora

Dia do Meio Ambiente: impacto do lixo urbano na fauna e flora

Data:

Notícias relacionadas

Saúde de Petrópolis em crise

Sem receber os repasses de mais de R$ 16...

São João da Barra conquista o Prêmio Cidades Excelentes

Um turístico município do norte fluminense tem chamado atenção,...

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

Nesta quinta-feira (20), às 10h, a UNINASSAU Rio de...
spot_imgspot_img

Saiba como o descarte inadequado de resíduos ameaça animais e plantas

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, destaca a urgência da preservação e do cuidado com nosso planeta. Atualmente, os impactos negativos causados pelos seres humanos ao meio ambiente são preocupantes, especialmente devido ao descarte inadequado de resíduos nas ruas. Resíduos plásticos, em particular, não apenas poluem o ambiente, mas também causam danos diretos aos animais, que podem ingeri-los.

Luciana Guerim, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Rio de Janeiro, ressalta que muitos indivíduos utilizam o plástico, logo, há uma alta demanda do material. Porém, muitas pessoas acabam descartando esses itens de forma incorreta. “O lixo nas ruas pode ser carregado pela água da chuva para bueiros e sistemas de drenagem, eventualmente chegando a rios e lagos. Nessa situação, os seres aquáticos frequentemente ingerem esses resíduos, muitas vezes atraídos pela luminosidade que imita formas de alimento”, explica.

Para os animais, além de prejudicar a digestão, existe a possibilidade de obstrução das vias respiratórias. Segundo a veterinária, as substâncias químicas presentes nesses resíduos, ao entrarem em contato com a água, podem alterar a qualidade do fluido. “Isso pode resultar em uma queda na oxigenação da água, o que leva à diminuição da população de peixes e à presença de materiais químicos pesados, que também causam grande dano aos ecossistemas aquáticos”, ressalta.

Com relação à flora, o lixo acumulado pode afetar diretamente a vegetação local, prejudicando o crescimento das plantas e alterando o equilíbrio dos ecossistemas. O acúmulo de resíduos pode obstruir a passagem de luz e água, essenciais para a fotossíntese e a saúde das plantas.

Sendo assim, é crucial que cada um de nós descarte de maneira correta e consciente. Pequenas ações no dia a dia podem fazer uma grande diferença na preservação do meio ambiente. Ao cuidarmos melhor dos resíduos, ajudamos a garantir um futuro mais sustentável para todos.

Comentários

Nathália Alves
Nathália Alves
Aquela que está sempre sorrindo! Jornalista em formação, repórter do portal e apresentadora do programa Alô Bahia.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img