25.2 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, maio 22, 2024
CasaNotíciasQuarta edição da Expedição 21 acontecerá no Rio de Janeiro e terá...

Quarta edição da Expedição 21 acontecerá no Rio de Janeiro e terá visita inspiradora nos estúdios Globo

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Programa acontecerá entre os dias 15 e 17 de maio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio

Mais de 250 adultos com síndrome de Down se inscreveram para participar da Expedição 21, programa de imersão que estimula a autonomia para adultos com síndrome de Down. Ao todo, 18 participantes foram selecionados para a quarta edição, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de maio, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Depois de se transformar em documentário e virar pesquisa científica, o programa Expedição 21 começa a se consolidar com novas iniciativas. Este ano, os participantes terão o privilégio de participar de uma visita inspiradora nos Estúdios Globo, com direito a visita de atores na casa.

“No ano passado, a terceira edição aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos e fizemos uma visita incrível nos bastidores da Nasa. Essas experiências inspiradoras demonstram o potencial desses locais para proporcionar inspiração e oportunidades únicas aos jovens participantes”, ressalta Alex Duarte, criador do programa.

A Expedição 21 é um programa de imersão com foco no desenvolvimento da autonomia de adultos com síndrome de Down. Ao longo de três dias, afastados do conforto familiar e confinados em um ambiente acessível e positivo, os participantes mergulham em uma jornada de vida autônoma. Durante esse período, participam de aulas para a iniciação da vida adulta e são desafiados a tomar suas próprias decisões, a resolver conflitos e a aprimorar habilidades de pensamento crítico com suporte e encorajamento.

A experiência simula os desafios de morar sozinho, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar os aspectos práticos e emocionais de um adulto. Ao longo de três edições já realizadas, a Expedição 21 formou mais de 50 participantes de 20 estados. Os resultados são notáveis, com relatos de transformações significativas que impactaram positivamente a vida dos envolvidos.

Ao todo, 12 estados terão representantes: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins. A lista dos participantes será divulgada na próxima segunda-feira, dia 6.

PESQUISA CIENTÍFICA

 

A notável melhoria no comportamento dos participantes despertou o interesse do neurocientista e médico Fernando Gomes, da Universidade de São Paulo (USP). Acompanhado pela neurocientista Marilene Silva, ambos observaram os desdobramentos da segunda edição da Expedição 21, realizada em 2022, com o propósito de investigar as transformações ocorridas durante a imersão para fins de pesquisa científica.

O objetivo central da pesquisa é destacar como um ambiente positivo e com acessibilidade tem o poder de elevar a autoestima de pessoas com síndrome de Down e amplificar a sua autonomia e comunicação. Dessa maneira, a pesquisa desempenhará um papel crucial na criação de novas abordagens inclusivas a serem implementadas no contexto educacional para indivíduos com síndrome de Down.

Este trabalho visa impactar na redução do preconceito e fomentar a conscientização, promovendo uma melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência. Recentemente, Alex Duarte e sua equipe estiveram representando o Brasil na ONU, em Nova York, para divulgar uma prévia da pesquisa.

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img