25.8 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, maio 23, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesCasa Escrevivência Conceição Evaristo recebe representantes de Nilópolis

Casa Escrevivência Conceição Evaristo recebe representantes de Nilópolis

Data:

Notícias relacionadas

Nilópolis e instituições parceiras inauguram a Sala Acolhedora

O prefeito de Nilópolis, Abraãozinho, inaugurou a Sala Acolhedora...

Japão inspira festival Geek do Downtown

O Sol Nascente se ergue no Downtown no próximo...

‘Nilópolis abraça o Rio Grande do Sul’

Nilópolis abraça o Rio Grande do Sul'. Este é...

Shopping Multicenter Itaipu realiza Desafio cerebral

Desvendar quebra-cabeças é uma atividade estimulante, exercitar o pensamento...
spot_imgspot_img

Cidade foi a primeira a ser convidada para a visita ao local, parte da Pequena África, no Centro do Rio

Já imaginou conhecer cada detalhe da história do passado da Pequena África, local histórico da região central da cidade do Rio de Janeiro? Nilópolis foi o primeiro município a ser convidado pela Casa Escrevivência Conceição Evaristo a viver esta experiência. O passeio de três horas pode ser feito por todos os amantes de cultura e história negra.

Na manhã desta quarta-feira (10/4), a Casa Escrevivência Conceição Evaristo recebeu os representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Nilópolis. O projeto de visitação à biblioteca da casa e guiamento turístico à Pequena África, na região portuária do Rio de Janeiro, é de fundamental importância para a propagação e descentralização do conhecimento.

O guia turístico leva os participantes aos principais pontos da Pequena África, onde milhares de homens, mulheres e crianças escravizadas foram comercializadas durante o século XVIII. O roteiro passa pela Pedra do Sal, Cais do Valongo, Casa da Tia Ciata e pela Casa Escrevivência.

A presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial do município, Rosimeri Florindo, expressou a alegria por Nilópolis ser a primeira cidade a ser contemplada com a inesquecível experiência.

A superintendente municipal dos Conselhos, Inez Simpliciano, falou da importância dessa iniciativa, oportunizando aos participantes as narrativas sobre os ancestrais. Ela também contou que foi uma experiência única. “O objetivo é que as pessoas tenham conhecimento maior sobre a nossa ancestralidade através de visitas guiadas.”

Casa Escrevivência Conceição Evaristo


O espaço cultural conta com uma vasta biblioteca que abriga obras da linguista e escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, além de livros raros de outros autores.

Inaugurada em julho de 2023, Escrevivência vem desenvolvendo parcerias com instituições da sociedade civil organizada para expandir conhecimento sobre o passado e para fomentar realizações. A Casa está localizada no Beco João Inácio, bairro Saúde.

Quer conhecer de perto toda a história da região? Marque uma visita com o título ‘AGENDA GUIAMENTO PEQUENA ÁFRICA’ através do e-mail casaconvivenciaoficial@gmail.com

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img