23 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 3, 2024
CasaNotíciasBanco de Perucas Móvel visita o INCA

Banco de Perucas Móvel visita o INCA

Data:

Notícias relacionadas

Favela Mundo celebra aniversário de 14 anos levando alunos de diferentes

Em comemoração aos seus 14 anos de existência, celebrado...

Shoppings da ALLOS participam da campanha ‘De Olho nos Olhinhos’

O Carioca Shopping, Shopping Grande Rio, Via Parque Shopping...

Olhinho diferente, pediatra urgente

danos do retinoblastoma foram tema de artigo de Sidnei...
spot_imgspot_img

Iniciativa da ONG Cabelegria em parceria com o INCAvoluntário, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e a Receita Federal visa elevar a autoestima de pessoas em tratamento contra o câncer

Em uma iniciativa que visa transformar o cenário de pacientes em tratamento oncológico, a ONG Cabelegria fará uma ação com o Banco de Perucas Móvel em parceria com o INCAvoluntário – braço social do Instituto Nacional de Câncer e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. Em outubro de 2023, o Santuário fez a doação de cerca de 114kg de cabelos humanos, recebidos de uma doação da Receita Federal, à ONG Cabelegria, que produziu lindas perucas que estarão disponíveis para doação. O caminhão adaptado, equipado com prateleiras de perucas, espelho e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, tem desempenhado um papel crucial na promoção das doações de perucas.

 

Nessa segunda-feira (26), o Banco de Perucas Móvel estacionará no INCA III (Vila Isabel), das 9h às 15h, realizando a entrega de perucas confeccionadas. No dia seguinte, terça-feira (27), será a vez da Recreação Infantil, no HC I (Praça da Cruz Vermelha, Centro), das 9h às 12h, onde será realizada uma oficina de confecção de acessórios com as crianças, com o objetivo de trabalhar a autoestima e o autocuidado através de atividades lúdicas. A oficina de personalização de acessórios é uma atividade em que os pacientes são incentivados a enfeitar acessórios de cabeça e podem contar com o auxílio dos familiares. Ao final, todos ganham as peças que produziram.

 

No interior do Banco, crianças e mulheres que enfrentam o desafio do câncer têm a oportunidade de receber kits e experimentar diversas perucas em um ambiente acolhedor, até encontrarem a opção que mais gostam. E, além da oferta de perucas, cabeleireiras fazem cortes gratuitos para aqueles que resolvem doar os cabelos para a causa. Os pré-requisitos para a doação são o mínimo de 15cm de comprimento para corte e cabelos limpos e secos. Quem tiver química e coloração também pode doar.

A iniciativa é da ONG Cabelegria, que há 13 anos busca elevar a autoestima de pacientes com câncer por meio da doação de perucas. Até 2023, mais de 420 mil pessoas contribuíram com doações de cabelo, resultando na confecção e doação de mais de 13 mil perucas a pacientes em tratamento quimioterápico.

“A autoestima é uma parte vital do processo de cura, e é por isso que proporcionamos não apenas perucas, mas um espaço acolhedor onde as pessoas podem experimentar diferentes opções. Este é um trabalho que vai além da doação de cabelo, é sobre restaurar a confiança e a alegria”, reforça Mariana Robrahn, fundadora e presidente da Cabelegria.

 

Entretanto, para realizar todas essas ações, há custos com combustível, hospedagem, alimentação, confecção e distribuição de perucas, entre outros. Diante disso, a ONG arrecada recursos financeiros com a campanha “Adote uma Peruca”, por meio da qual é possível contribuir com valores fixos mensais ou realizar uma doação única pelo site da organização. A confecção de perucas também demanda recursos consideráveis, com um custo médio de R$100 por unidade. A contribuição financeira também irá possibilitar a contratação de mais costureiras para essa produção.

 

“Ao adotar uma peruca, seja através de doações fixas mensais ou de uma contribuição única, a pessoa não apenas nos ajuda a cobrir os custos operacionais, mas também nos permite alcançar mais regiões e mais pessoas. Cada contribuição é um passo em direção a um impacto maior e mais positivo na vida daqueles que lutam contra o câncer”, afirma Mariana.

 

Banco de Perucas Móvel

 

Inaugurado em outubro de 2016, o primeiro e único Banco de Perucas Móvel do mundo, da ONG Cabelegria (cabelegria.org/), tem a missão de arrecadar cabelos e distribuir perucas a pacientes oncológicos. Essas ações ocorrem em hospitais, parques e até shows, permitindo que os pacientes escolham perucas que refletem seu estilo pessoal entre dezenas de modelos, texturas e cores disponíveis. Desde então, o caminhão percorreu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte, além do Paraná.

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img