26.2 C
Rio de Janeiro
domingo, março 3, 2024
CasaColunas:Agenda Cultural CariocaÚltimo dia da IV Mostra Cine Educação Direitos Humanos será nesta sexta-feira

Último dia da IV Mostra Cine Educação Direitos Humanos será nesta sexta-feira

Encerramento da mostra será no Espaço B&E a partir das 15:30 com entrada gratuita

Publicado em:

spot_imgspot_img

O projeto Cine Educação realizará a segunda sessão de filmes da 4ª Mostra de Direitos Humanos no dia 19 de janeiro (às 15h30) no Espaço B&E, nos Guararapes, falando de cinema, direitos humanos e racismo ambiental com a presença do projeto Guardiãs das Matas. A entrada é gratuita.

 

Será o fechamento da IV Mostra Cine Educação Direitos Humanos. Após uma linda sessão de abertura na Praça Condessa Paulo de Frontin, no Rio Comprido, ocorrida no dia 8 de dezembro de 2023, a Mostra teve seu segundo dia adiado em função das condições climáticas. As atividades serão retomadas na próxima sexta-feira (19/01) nos Guararapes, Cosme Velho. O Espaço B&E sediará o evento a partir das 15h30. A entrada é totalmente gratuita.

Após a exibição dos curtas selecionados pela equipe curadora do Cine Educação, haverá uma mesa de debate com os produtores e com especialistas nos temas da IV Mostra. A temática foi escolhida dentro do contexto do aniversário de 20 anos da Lei 10.639 /03 de Ensino da História da África nas escolas, importante instrumento de resgate e reparação histórica.

Homens e mulheres, negros e negras, LGBTQI’s, povos indígenas, pessoas com deficiência e demais populações continuam à mercê da retirada e violação de direitos humanos e da ausência de políticas de preservação ambiental, o que impede a superação das desigualdades impostas. Assuntos importantes que serão levantados ao longo da Mostra. 

 

Dentre os destaques da última sessão, teremos a exibição dos filmes do projeto Guardiãs das Matas, que atuam na região dos Guararapes e do Fallet/Fogueteiro. O projeto trabalha com preservação ambiental, com a conscientização das pessoas sobre descarte de lixo e demais questões relacionadas à sustentabilidade e proteção das matas. 

 

O objetivo do projeto Cine Educação é reafirmar seu compromisso com a democracia e as premissas fundamentais dos Direitos Humanos. Por isso, a IV Edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos preparou uma lista de curtas que abordam episódios de descaso, racismo e desigualdade. Confira toda a programação no serviço do evento. 

 

Serviço:

 

Dia 19/01 (sexta)

Tema – Direitos Humanos e Mudanças Climáticas

Local – Espaço B&E (Guararapes)

Endereço – Rua Almirante Alexandrino, 5905

Horário – 15h30

 

Filmes:

Direitos Humanos em Sala de Aula

É Rio ou Valão?

Guardiãs Das Matas (Guararapes)

Direção: Djanira Guilherme de Souza, Josiane Pereira da Silva e Monique de Cássia da Silva Maria.

Guardiãs das Matas (Fallet/Fogueteiro)

Direção: Katia Sandreline, Marilene Pereira e Tayane D’andrea.

 

A Felicidade é Azul

 

Debate:

Tema – Cinema, Direitos Humanos e Racismo Ambiental

 

Realização – Cine Educação 

 

Parceiros: Aliança Resgate, Sinpro-Rio, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Rio, MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos e Fundação Heinrich Boell 

 

Produção: B7 Curadoria e Eventos

Comentários

Nathália Alves
Nathália Alves
Aquela que está sempre sorrindo! Jornalista em formação, repórter do portal e apresentadora do programa Alô Bahia.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img