24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, março 4, 2024
CasaEditoriasEducaçãoCalor extremo: livros infantis podem ajudar a abordar os cuidados com as...

Calor extremo: livros infantis podem ajudar a abordar os cuidados com as altas temperaturas

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Chega o fim de ano nos países tropicais e a primavera começa a se despedir para dar lugar ao verão. É o período em que temos de enfrentar altas temperaturas. Até aí, não há nenhuma novidade. A questão é que este ano, no Brasil, estamos diante do calor extremo, um fenômeno que está colocando à prova nossa capacidade de resiliência.

Para enfrentar a onda de calor, que pode persistir em algumas localidades do país, nas próximas semanas, é preciso tomar algumas precauções, principalmente com idosos, pessoas com comorbidades e crianças. É fundamental evitar exposição ao sol nos horários de pico do calor, entre 12h e 16h, e beber muita água para manter o corpo hidratado, por exemplo.

Para convencer a garotada a se cuidar, uma dica é recorrer aos livros infantis. Histórias que abordam o tema de maneira lúdica, mesmo que de forma indireta, podem ajudar na conscientização.

 

O reino do tempo – O livro, da autora Isa Colli, alerta para os riscos do desequilíbrio climático.

 

O Sol que queria tomar banho de Lua – O Sol estava cansado de ouvir as canções sobre o astro noturno e das pessoas comentando sobre como era admirar a Lua. A grande estrela amarela estava determinada a tomar banho de lua, então bolou um plano: se escondeu atrás de uma nuvem imaginando que isso faria a Lua aparecer.

 

O Natal de Jorginho – É possível aprender as diferenças culturais entre países tropicais, de clima muito quente, e países de clima muito frio, com uma história infantil? Sim! E Jorginho nos mostra isso em uma aventura incrível sobre as suas expectativas com a chegada do primo espanhol, Pepe, para passar o Natal em sua casa, no Brasil.

 

Para além da parte lúdica, a autora Isa Colli ressalta que a literatura pode ser o ponto de partida para conversar com os pequenos sobre sustentabilidade e a responsabilidade que cada um de nós tem para garantir a preservação do planeta.

“O aquecimento global é causado pelo acúmulo crescente de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa na atmosfera, graças à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento”.

“Segundo os especialistas, esse descontrole aumenta o risco de eventos climáticos extremos, como as ondas de calor intensas que estamos vivenciando. Medidas urgentes precisam ser adotadas pelos líderes mundiais, a fim de garantir a sustentabilidade da Terra no futuro, mas também é fundamental conscientizar as novas gerações”, aponta a escritora.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img