Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
RJ4 NewsRJ4 NewsRJ4 News
  • Portal RJ4
  • Rio
  • Baixada
  • Editorias
  • Colunas
    • Agenda Cultural Carioca
    • Ive Bessoni
    • Bastidores Online / Renan Xavier
    • Vinicius Oliveira
    • Angel Amaral
    • Marcelo Teixeira
    • Wilson Soares
    • Sentindo na Pele
  • Regiões
    • Região Metropolitana
    • Região Centro-Sul Fluminense
    • Região da Costa Verde
    • Região das Baixadas Litorâneas
    • Região dos Lagos
    • Região Médio Paraiba
    • Região Noroeste Fluminense
    • Região Norte Fluminense
    • Região Serrana
Pesquisar
  • Advertise
© 2025 Portal RJ4 News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Real Mídia Produtora.
Leitura: Uso excessivo de dispositivo digital afeta desempenho de alunos
Compartilhar
Entrar
Notificação Mostrar Mais
Font ResizerAa
RJ4 NewsRJ4 News
Font ResizerAa
  • Portal RJ4
  • Rio
  • Baixada
  • Editorias
  • Colunas
  • Regiões
Pesquisar
  • Portal RJ4
  • Rio
  • Baixada
  • Editorias
  • Colunas
    • Agenda Cultural Carioca
    • Ive Bessoni
    • Bastidores Online / Renan Xavier
    • Vinicius Oliveira
    • Angel Amaral
    • Marcelo Teixeira
    • Wilson Soares
    • Sentindo na Pele
  • Regiões
    • Região Metropolitana
    • Região Centro-Sul Fluminense
    • Região da Costa Verde
    • Região das Baixadas Litorâneas
    • Região dos Lagos
    • Região Médio Paraiba
    • Região Noroeste Fluminense
    • Região Norte Fluminense
    • Região Serrana
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Advertise
© 2025 Portal RJ4 News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Real Mídia Produtora.
RJ4 News > Blog > Notícias > Editorias > Educação > Uso excessivo de dispositivo digital afeta desempenho de alunos
Educação

Uso excessivo de dispositivo digital afeta desempenho de alunos

Redação RJ4
Última atualização: 5 de dezembro de 2023 07:38
Redação RJ4
Compartilhar
4 min Read
uso-excessivo-de-dispositivo-digital-afeta-desempenho-de-alunos
Compartilhar

O relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022, divulgado nesta terça-feira (5) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que alunos usuários de smartphones e outros dispositivos digitais de cinco a sete horas por dia tiveram pontuação menor nos testes.  

“Na média nos países da OCDE, os estudantes que passam até uma hora por dia na escola em dispositivos digitais para lazer obtiveram 49 pontos a mais em matemática do que os alunos cujos olhos ficavam grudados nas telas entre cinco e sete horas por dia, depois de levar em conta o perfil socioeconômico dos alunos e das escolas”, informa o relatório.  

Aplicado a cada três anos, o Pisa avalia os conhecimentos dos estudantes de 15 anos de idade nas três disciplinas. No total, 690 mil estudantes de 81 países fizeram os testes em 2022. A edição teve como foco o desempenho em matemática.

Distração 

Cerca de 65% dos estudantes afirmaram que ficaram distraídos nas aulas de matemática por estar usando celular e outros dispositivos, como tablets e laptops.  

No Brasil, esse percentual chegou a 80%, assim como na Argentina, no Canadá, Chile, na Finlândia, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e no Uruguai. 

Outros 59% relataram que a distração foi causada por colegas estarem usando os dispositivos. “Alunos que relataram se distrair com outros alunos usando dispositivos digitais, na maioria, ou em todas as aulas de matemática obtiveram 15 pontos a menos nos testes de matemática do Pisa do que aqueles que mal experimentaram essa experiência. Isso representa o equivalente a três quartos do valor de um ano de educação, depois de contabilizados os alunos e o perfil socioeconômico das escolas”, aponta o relatório. 

Em países como o Japão e a Coreia, o nível de distração relatado pelos alunos foi de 18% e 32%, respectivamente. As nações estão entre as melhores colocadas no Pisa, com pontuações acima da média da OCDE.

Desafio

O relatório reconhece que o uso de celular em escola tem sido um tema controverso e desafiador para os gestores de educação nos país. 

A recomendação não é abandonar esses dispositivos no processo de aprendizagem. Mas que as escolas promovam a interação entre a tecnologia e o aprendizado, porém minimizem o tempo de uso para evitar desvio de atenção, bullying nas redes sociais e exposição da privacidade dos estudantes.  

Nos países da OCDE, 29% dos alunos responderam que utilizam smartphone várias vezes ao dia e 21% usam quase diariamente ou diariamente na escola. 

Conforme o relatório, em 13 países, mais de dois terços dos alunos vão a escolas onde a entrada e o uso de celular não são permitidos. Nessas nações, identificou-se que o percentual de distração em sala de aula é menor, entretanto os jovens não apresentaram uso mais responsável dos aparelhos.  

“Parece que as escolas podem proibir os telefones, mas nem sempre é aplicado de forma eficaz. Curiosamente, os alunos em escolas com proibição de telefone em alguns países eram menos propensos a desligar as suas notificações de redes sociais e aplicativos ao dormir. Uma explicação é que a proibição de celulares nas escolas pode fazer com que os alunos sejam menos capazes de adotar um comportamento responsável em relação ao uso do telefone”, diz o relatório.

— Colaboração de: AGENCIA BRASIL —

Contents
Distração Desafio

Comentários

Você também pode gostar

Nilópolis implanta Primeira Escola Pública de Trânsito do Estado

Papel dos anunciantes na agenda de integridade da informação será tema da ‘6º edição do Festival 3i’, na ESPM Rio de Janeiro

Publicado edital de iniciativa que oferta 100 bolsas de graduação EaD gratuitas para pessoas com TEA e mães de crianças autistas

Instituto Debate “Grilhões Invisíveis” e Homenageia Personalidades Negras em Nilópolis

Secretaria de Ciência e Tecnologia e Faetec inauguram Laboratório de Iniciação Científica Intramuros em Barra do Piraí

Compartilhe Este Artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email Copy Link Print
Artigo Anterior ia-pode-ser-usada-para-combater-lavagem-de-dinheiro,-diz-campos-neto IA pode ser usada para combater lavagem de dinheiro, diz Campos Neto
Próximo Artigo Dezembro vermelho e laranja
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas redes sociais

FacebookLike
TwitterFollow
InstagramFollow
- Advertisement -
Ad imageAd image

Mais notícias

Cinco erros fatais em entrevistas de primeiro emprego: como evitá-los e conquistar a vaga dos sonhos
Empregos Notícias 22 de junho de 2025
Padre Miguel, Mickey Mouse e China juntos, será que dá Samba? Dá sim
Carnaval Cultura / Artes 21 de junho de 2025
Yoga x Maratona: Duas tribos, um mesmo caminho
Notícias 20 de junho de 2025
Bangu Shopping celebra o mês do orgulho LGBTQIAPN+ com a feira “Bangu de Todas as Cores
Notícias 20 de junho de 2025
RJ4 NewsRJ4 News
Siga-nos
© 2025 Portal RJ4 News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Real Mídia Produtora.
Bem vindoª de volta!

Faça login na sua conta

Cadastre-se Perdeu sua senha?