24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, março 4, 2024
CasaNotíciasVI Cine Educação :um festival de curtas nacionais pelo Rio de Janeiro

VI Cine Educação :um festival de curtas nacionais pelo Rio de Janeiro

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Educação e as Metrópoles foi o tema do 6°°Cine Educação que promoveu um concurso de filmes para exibição nos espaços culturais do estado.

O projeto Cine Educação realizou mais um festival de cinema no Rio de Janeiro com8 muitos filmes e debates sobre arte e cultura entre os dias 25 e 27 de outubro. Com entrada gratuita, o evento recebeu um bom público nas salas de cinema e auditórios que passou, como o Estação NET Botafogo, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Sindicato do Professores no Centro do Rio, no Centro Cultural Luis Eduardo Magalhães em Japeri e na subsede do SINPRO em Campo Grande.

Com o tema Educação e Metrópoles, o 6º Cine Educação exibiu uma seleção encantadora de curtas falando sobre diversidade , meio ambiente, saúde e mobilidade. Com mais de setenta curtas inscritos para participar do Festival, a equipe curadora do Cine Educação teve trabalho para decidir os selecionados que seriam premiados com a exibição nos espaços de cinema utilizados.

 

Dentre os destaques, tivemos o filme “NEM (Novo Ensino Médio), Um Fracasso Anunciado”, do diretor Carlos Pronzato, a produção trata do Novo Ensino Médio instituído durante o governo Temer e implementado no governo Bolsonaro. Sem discussão com a sociedade, o modelo instaura uma nova organização curricular que tem sido alvo de críticas por diversos educadores.  Outro escolhido foi o “Você Pode?”, sob a direção de Guido Marcondes, o curta do canal do Youtube Polihumor, debate de maneira bem humorada a sobrecarga que os professores sofrem através das ordens e pedidos dos diretores e donos de escolas.

Oficinas de cinema

O Cine Educação mantém oficinas de aprendizado para promover formação técnica de novos cineastas, como a oficina de animação com crianças da Cidade Nova, região considerada das mais desiguais da cidade e onde o Cine Educação se juntou a Rede de Acolhimento da Cidade Nova. Vale ressaltar que algumas das produções feitas na oficina foram exibidas no festival.

Outro destaque dessa edição, a participação do projeto Guardiãs das Matas, programa da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio de Janeiro que trabalha com a preservação ambiental das matas nas comunidades do cidade. Bernard Brito, coordenador do Cine Educação, comentou a importância de trazer a participação das mulheres para debater as questões socioambientais da nossa região “conhecer o olhar feminino sobre temas tão caros a sociedade é fundamental para combater o racismo ambiental que afeta especialmente as mulheres”.

O sucesso da edição foi tão grande que haverá uma sessão extra no dia 24 de novembro na praça do Estácio com projeção filmes.

O projeto Cine Educação é realizado pela B7 Eventos Curadoria e Conteúdo com o apoio da Prefeitura do Rio, do SINPRO-RIO, Estação NET Cinema, ASCINE e demais apoiadores a fim de estimular a produção do audiovisual local e estabelecer um intercâmbio cultural com base na arte e na educação.

Comentários

Nathália Alves
Nathália Alves
Aquela que está sempre sorrindo! Jornalista em formação, repórter do portal e apresentadora do programa Alô Bahia.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img