24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaEditoriasO povoGoverno do Estado promove ação de conscientização sobre a prevenção ao câncer...

Governo do Estado promove ação de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama neste domingo, no Maracanã

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Coordenada pelas Secretarias de Saúde e da Mulher e pela Suderj, iniciativa vai cobrir o estádio de rosa para chamar atenção do público para o diagnóstico precoce da doença; Polícias Militar e Civil, além do RioSolidario, também são parceiros na ação

Quem for ao estádio do Maracanã, neste domingo (22/10), vai assistir a muito mais do que o espetáculo entre Flamengo e Vasco em campo pelo Campeonato Brasileiro. É que as Secretarias de Estado de Saúde e da Mulher, além da Superintendência de Desportos do Estado do Rio (Suderj), darão um show à parte com a campanha “Outubro Rosa: prevenção é sempre o melhor remédio”, de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo que mais mata mulheres no Brasil.

No intervalo da partida, os organizadores vão erguer uma faixa sobre a campanha e distribuir balões cor de rosa, ventarolas, além de folhetos informativos sobre a doença ao público. Na torcida, 40 mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama e integrantes de movimentos de apoio à causa, como a Amigas do Peito, participam da ação, que contará ainda com o reforço das mulheres das torcidas organizadas dos dois times.

– Esse é um mês muito importante não só para lembrar as mulheres sobre a importância de realizarem seus exames de diagnóstico, mas para conscientizá-las sobre o cuidado que devem ter com sua saúde de forma geral – alertou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, que está orgulhosa em participar da mobilização.

A Polícia Militar vai participar da campanha com o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) e a Patrulha Maria da Penha, que escalaram o efetivo feminino para atuar no policiamento de campo e promover ações de conscientização no entorno do estádio. Já a Polícia Civil, vai disponibilizar uma policial da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) para atendimento exclusivo de mulheres vítimas de violência no juizado do torcedor. O RioSolidario, instituição parceira do Governo do Estado, também apoia a iniciativa e vai marcar presença no Maracanã.

No Brasil, fora os casos de tumores não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com as taxas mais altas no Sul e no Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022). A boa notícia é que o tumor é vencido, em aproximadamente 90% dos casos, quando descoberto nos estágios iniciais.

– Essa é uma ação de amor e tenho certeza de que vamos fazer bonito no domingo, incentivando cada vez mais mulheres a cuidarem da saúde. Juntas somos mais fortes, por isso, vamos continuar unindo forças para ajudar as mulheres a vencerem essa batalha – disse a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar, que vai levar todo o time da pasta para o estádio nesta grande ação em prol da saúde da mulher.

– Vamos entrar em campo com toda a garra para defender o time das mulheres. A prevenção é o melhor remédio e nosso objetivo é fazer com que cada uma delas se sinta apoiada, respeitada e acolhida nessa causa que é de todos nós – afirmou o presidente da Suderj, Renato de Paula.

Outubro Rosa

O mês de outubro é reconhecido em todo mundo como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Desde os anos 90, as atividades ligadas ao tema são denominadas de Outubro Rosa. O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.

A campanha tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img