29 C
Rio de Janeiro
sábado, fevereiro 24, 2024
CasaEmpregosEmpreendimentoSinergia Educação presente à Rio Innovation Week

Sinergia Educação presente à Rio Innovation Week

Data:

Notícias relacionadas

Mercado imobiliário aquecido com novos lançamentos

O ano de 2024 se inicia com novidades no...

Empreendedorismo: Mulher no volante é segurança constante

Quando se trata em pedir um carro de aplicativo,...

Barbearia 15 Zinho celebra sete anos de sucesso e inovação no ramo de cuidados masculinos

Celebrando um marco importante, a Barbearia 15 Zinho, localizada...

Hotel Hilton realizará Reunião Geral do Clube Empreendedor Brasil neste sábado

  A Reunião Geral do Clube Empreendedor Brasil acontecerá no...

Bolo na marmita é a sensação da confeitaria no verão 2024

Verão bombando e sempre surgem novidades. Na cidade de Ubatuba,...
spot_imgspot_img

Espelho interativo, expedição da National Geographic, imersão em um castelo medieval de Inglês, ilhas com mini-jogos e um telefone que reconhece a grafia dos alunos serão as atrações do estande do Grupo Sinergia Educação na terceira edição da Rio Innovation Week

O maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina vai começar. O evento acontece no Pier Mauá, de 3 a 6 de outubro, e o Sinergia, do qual fazem parte o CEL Intercultural School e o Colégio Franco, é o único grupo educacional, de escola básica, presente ao evento. E a diretora acadêmica do grupo, Lucimar Motta, será uma das palestrantes, apresentando o tema ‘Educação e Tecnologia’ nos dia 3, às 19h, e no dia 6, às 15h.

– O Centro de Pesquisa e Inovação Educacional da OCDE publicou, recentemente, o livro “A educação está perdendo a corrida com a tecnologia?”. Nessa publicação, foram apresentados os resultados de testes de literacia e numeracia do PIAAC (Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos), realizados pela IA. A partir dos resultados, especialistas apontam que, em 2026, a IA superará mais de 80% dos adultos da população humana mundial na realização desses testes – aponta Lucimar, que é bióloga e professora, doutora em Biofísica pela (UFRJ) e pela University of Georgia (EUA), além de especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Gestão Escolar.

Segundo a diretora do Grupo Sinergia, os resultados dessa pesquisa trazem implicações importantes para a educação e para o mundo do trabalho. Olhando para a dimensão dessas questões, pode parecer que o caminho natural a seguir na escola seja a rápida introdução da tecnologia no cotidiano dos estudantes.

– Afinal, as profissões do futuro exigirão mão de obra qualificada. Mas estudantes e professores estão preparados para essa superexposição? – questiona Lucimar, acrescentando que dados mostram que os adolescentes já passam cerca de 44% do seu tempo de vigília utilizando telas para entretenimento, principalmente nas redes sociais.

A diretora acadêmica do Grupo Sinergia também observa que a taxa de crimes virtuais praticados por crianças e adolescentes ou que têm estes como vítimas cresce na ordem das centenas de vezes. Professores precisam aderir a recursos tecnológicos que mudam a todo instante e para os quais muitas vezes não são treinados, elevando as taxas de burnout nos docentes, acrescenta.

– Vemos a disseminação da tecnologia no espaço escolar, mas não nos parece que os benefícios estão superando os prejuízos. Será que nós, professores, estamos mesmo perdendo a corrida? Será que a solução está em banir os dispositivos digitais da escola ou há caminhos possíveis para uma convivência frutífera? Na Rio Innovation Week, refletiremos sobre essas e outras questões acerca do papel da Tecnologia e da Inovação na construção de uma Educação Relevante para a sociedade do século 21 – acrescenta Lucimar.

Além do CEL e do Franco, fazem parte do Sinergia Educação o Portal Coletivamente, a plataforma de reforço escolar Simplifica Sim e o Instituto Gourmet de São Conrado.

*Principais palestrantes*

Na Rio Innovation Week também estarão como palestrantes nomes como Xuxa, Kondzilla, Luciano Huck, Clara Moneke e Monique Evelle. Já entre as atrações internacionais, o Pier Mauá vai receber Marc Randolph, co-fundador e primeiro CEO da Netflix, o teórico político Achille Mbembe e Alex Osterwalder, idealizador do “Business Model Canvas”.

Numa área de 50 mil metros quadrados, a Rio Innovation Week vai promover 27 conferências e mais de 1700 palestras. O público estimado é de 125 mil pessoas.

*Rio Innovation Week*
Horário: Das 10h às 21h
Dias: De 3 a 6 de outubro
Ingresso: R$ 250 (diário) R$ 600 (os quatro dias de evento)

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img