29 C
Rio de Janeiro
sábado, fevereiro 24, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesResistência, cultura e ancestralidade no Cais do Valongo

Resistência, cultura e ancestralidade no Cais do Valongo

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Projeto "Tambor no Valongo - Ibejada" acontece neste sábado, 30, no Cais do Valongo

Em tempos em que Resistir tem sido a palavra chave para a cultura, principalmente as vindas de matriz africana, um projeto cultural realizado no centro do Rio de Janeiro leva música, dança e muito conhecimento para todas as idades.

O projeto “Tambor no Valongo” terá uma edição especial neste mês de setembro. Realizado mensalmente no Cais do Valongo, a edição “Ibejada” ocorre neste sábado, 30 de setembro, às 15h, com entrada franca. O evento tem a organização do grupo “Tambor de cumba”

O encontro terá roda de danças afro-brasileiras, desenvolvido pelo grupo Tambor de Cumba, que tem como objetivo transmitir princípios e valores das culturas tradicionais de matriz africana tendo a dança como principal elemento de comunicação e troca de saberes.

A cada mês o projeto só aumenta o fomento da nossa cultura. Nesta edição especial não será diferente. A cultura da Ibejada guiará o nosso projeto , que visa exaltar e resgatar a importância da presença africana em nossa cultura, ancestralidade e identidade”. – revelou Aninha Catão, Diretora do Tambor de Cumba.

 

Imagem: Marcio Bayone

O evento se propõe a apresentar ao público uma gama de atividades culturais afro-brasileiras trazendo sempre uma oficina, com temática afro e em seguida a apresentação da roda de danças afro-brasileiras apresentando ritmos como o jongo, o coco, o samba de roda, o maracatu, o afoxé, o maculelê e a ciranda. O evento também tem uma parte destinada a receber grupos e/ou pessoas que trabalham com cultura negra para apresentar seus trabalhos, nessa edição de setembro receberemos o Samba di Kubata.

 

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img