30.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, dezembro 7, 2023
Página inicialRegião da Costa VerdeAngra dos ReisENEL Distribuição Rio realiza projeto 'Energia Legal' em Angra dos Reis

ENEL Distribuição Rio realiza projeto ‘Energia Legal’ em Angra dos Reis

Data:

Notícias relacionadas

Nilópolis inaugura Parque Sara Areal em Nova Cidade

Um dos parques mais queridos de Nilópolis, o Sara...

Outubro Rosa: Casa da Mulher promove ações em Nilópolis

Rodas de conversa, palestras e celebração ecumênica marcaram a...
spot_imgspot_img

Iniciativa tem o objetivo de combater o furto de energia e aproximar serviços dos clientes;  Atendimento móvel, negociação de dívidas, troca de lâmpadas e geladeiras, além de orientações sobre consumo consciente de energia e segurança com a rede elétrica estarão disponíveis durante o projeto;  Nesta edição, a Enel Rio irá sortear 15 geladeiras para os clientes que participarem do evento;   Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia, pode causar acidentes e impacta diretamente o valor da tarifa. 

A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (26) até sexta (29), o projeto Energia Legal em Angra dos Reis. O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre riscos e prejuízos desta prática. Além disso, a Enel Rio vai oferecer uma série de serviços para a população durante a iniciativa: troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, negociações de dívidas com condições especiais, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.

 

Em 52 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 21,8 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 27 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

 

Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
 

Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx, ou o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.  

Troca de geladeiras      

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realizará a iniciativa de Trocas de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes do município poderão se cadastrar na Unidade Móvel de Atendimento até o dia 28, às 14h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado na Av. Francisco Magalhães de Castro, 454, Parque Mambucaba.

 

Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira antiga e funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (29), das 8h30 às 13h, no mesmo endereço do sorteio.

 

Atendimento e consumo consciente de energia      

Durante a iniciativa, os moradores de Angra dos Reis também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento, que ficará localizada nos bairros Frade, Japuíba e Parque Mambucaba. Nessa unidade, os clientes poderão solicitar segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá fazer o cadastro e realizar a troca gratuita de lâmpadas ineficientes (incandescentes, fluorescentes e halógenas) por até duas lâmpadas de LED.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img