24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, março 4, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesColeção Subúrbio Singular: jovens artistas contemporâneos que reúnem obras de artistas visuais...

Coleção Subúrbio Singular: jovens artistas contemporâneos que reúnem obras de artistas visuais periféricos

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

O evento de lançamento das publicações será gratuito, no próximo dia 18, na Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles, e contará com tarde de autógrafos, seminários e oficinas para crianças.

As obras de três artistas visuais de subúrbios cariocas foram transportadas para as páginas dos livros da coleção Subúrbio Singular: Jovens Artistas Contemporâneos, a ser lançada no dia 18 de setembro, na Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles, em Jacarepaguá. O projeto, que tem como objetivo fortalecer a produção artística suburbana, foi selecionado no Programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro. A coleção da Atelier Editora, selo editorial da plataforma Atelier Cultura, inclui três livros inéditos dedicados ao trabalho dos artistas visuais Ana Hortides, Andréa Hygino e André Vargas, com textos críticos dos curadores Pollyana Quintella, Raphael Fonseca e Silvana Marcelina, todos periféricos e emergentes, cariocas atuantes da cena artística contemporânea.

A coleção Subúrbio Singular: Jovens Artistas Contemporâneos surge do desejo de fomentar e dar visibilidade à produção de artistas visuais emergentes, negros e LGBTQIAPN+, nascidos ou que desenvolvam suas práticas artísticas em subúrbios do Rio de Janeiro, cujo trabalho verse ou reflita sobre questões periféricas. “Subúrbio Singular vem do desejo de fomentar a prática artística oriunda do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, mapeando artistas emergentes, mulheres, negros e dissidentes que desenvolvam por meio de seus processos artísticos questões urgentes à contemporaneidade, e, desse modo, pensando e elaborando seu primeiro livro de carreira”, explica Ana Hortides, artista e organizadora da coleção.

Além dos textos inéditos sobre os artistas, produzidos pelos curadores, cada livro conta com biografia, cronologia, registro de obras e a listagem das obras. E todas as publicações têm tradução dos textos para o inglês. Vale destacar que obras e livros trazem discussões múltiplas e interdisciplinares urgentes à contemporaneidade, como moradia, território, protagonismo feminino, decolonialidade, língua, etnografia, ensino e educação. Ana Hortides trabalhou com a curadora Pollyana Quintella no livro “Meu lugar”; Andréa Hygino com Raphael Fonseca em “O corpo dissente”; e André Vargas com Silvana Marcelina em “Os dois gumes da palavra: o feitiço e o corte”; todos – artistas e curadores – cariocas atuantes da cena artística contemporânea.

No próximo dia 18, segunda-feira, das 14h às 17 horas, a Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles, no Pechincha, Jacarepaguá, receberá sessão de autógrafos com os três artistas da coletânea, que também participarão de um seminário. A proposta é aproximar o público de todo o processo de trabalho artístico e promover o debate a respeito dos temas relevantes aos nossos dias. Com isso, na ocasião do lançamento, haverá também uma série de três oficinas gratuitas, com 15 vagas cada. A artista Ana Hortides vai ministrar a oficina de câmara escura, na qual apresentará de forma divertida e educativa os princípios da técnica fotográfica explorando as paisagens do entorno. Já Andréa Hygino realizará a oficina de cologravura, em que os participantes vão experienciar a técnica da gravura por meio da criação de carimbos. Com André Vargas, os participantes produzirão faixas, sendo estimulados a pensar criticamente esse espaço de comunicação e expressão, conjugando a isso o sentido poético das palavras e frases criadas.

“Estamos empenhados em ampliar o acesso à publicação e ao trabalho desses artistas e curadores tão ativos na cena contemporânea. Assim, distribuiremos gratuitamente uma cota das publicações em seu lançamento na Biblioteca Cecília Meireles, no Pechincha, quando teremos oficinas gratuitas com os artistas para os moradores e escolas do entorno”, conta Joana Nantes, produtora e organizadora da coleção.

 

Serviço.

 

Lançamento da coleção Subúrbio Singular: Jovens Artistas Contemporâneos com sessão de autógrafos, seminário e oficinas.

Data: 18 de setembro, segunda-feira, das 14h às 17h (oficinas das 14h às 15h).

Local: Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles.

Endereço: Praça Geraldo Simonard s/nº – Pechincha, Jacarepaguá.

Entrada gratuita.

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img