29 C
Rio de Janeiro
sábado, fevereiro 24, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesNiterói sediará o 1º evento público do país voltado para a cultura...

Niterói sediará o 1º evento público do país voltado para a cultura Geek

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Atrações ocuparão Caminho Niemeyer nos dias 16 e 17 de setembro

Histórias fantásticas, games, debates, quadrinhos, gastronomia, cosplay, música e muitas outras artes vão animar o Caminho Niemeyer em setembro, com uma programação para toda a família. O Niterói Expo Geek reunirá, no Memorial Roberto Silveira (Cúpula do Caminho) e no Teatro Popular, entre 16 e 17 de setembro, diversas expressões artístico-culturais que envolvem a temática Geek, em um evento totalmente gratuito.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, através do incentivo do Edital Geek de 2022. Para Júlia Pacheco, secretária Municipal das Culturas, as atrações voltadas ao público geek representam a diversidade de manifestações artísticas da cidade.
“O Edital Geek de 2022 foi uma conquista do movimento, crescente na cidade, e um merecido reconhecimento da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói. Nós construímos as políticas públicas sob a perspectiva da Cultura como um Direito e buscamos fortalecer todas as expressões e movimentos com compromisso e respeito”, ressalta Júlia Pacheco.

A programação contará com atividades para todos os públicos, como: quadrinhos, games, RPG, cosplay, Kpop, shows, feiras, painéis, concursos, gastronomia, oficinas, karaokê, debates, cinema, entre outras vertentes da cultura pop e geek.

“Para Alexandre Lage, um dos produtores do evento, “Fazemos parte do Movimento Geek de Niterói e esse é um dos resultados de todo o trabalho que fizemos ao longo dos últimos anos. Pelo que temos pesquisado, será a primeira vez no país que teremos um festival público de cultura geek, onde abrangemos todas as suas nuances e subdivisões. Novamente a cidade de Niterói está na vanguarda da cultura”.

Já Júlia Ventura, 15 anos, moradora de Itaboraí, estudante, bailarina, cosplayer e desenhista, falou sobre a expectativa com o evento: “Acho muito bom porque em Niterói temos poucos eventos deste porte e o melhor: gratuito. E vai ter shows, comidinhas, desfiles, muita coisa legal. Estou ansiosa e não vejo a hora de ir, já estou me preparando”.

A programação conta ainda com exposição, cinema, game show, apresentação teatral, concurso de KPOP, premiações, mesas redondas e debates sobre diversos temas.

Raíssa Magalhães, produtora cultural e moradora do Sapê, vai levar ao público do evento o seu “Maid Café, Picnic Cosplay”, que é um café temático com referência japonesa, com Karaokê e atendentes Cosplay.

“Será muito satisfatório fazer parte desse evento e poder trazer um pouco do nosso trabalho. Será muito gratificante . Esperamos todos lá para essa grande troca de experiências e alegrias”.

Segundo uma pesquisa da Amazon, divulgada em 2019, a Cidade Sorriso ocupa o terceiro lugar entre os municípios “mais geeks do Brasil”, ou seja, que mais consomem produtos do universo fantástico. O também produtor do evento, Jorge César, destacou que “o impacto cultural e social é grande. O Niterói Expo Geek é um evento pioneiro, que coloca a cidade em um circuito que integra artes, economia criativa, educação, tecnologia, entretenimento, turismo, empreendedorismo, entre outras frentes, sendo um espaço de muita diversidade para os artistas e o público”.

Para ver a programação com data e hora de cada atração, acesse: https://www.niteroiexpogeek.com.br/

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img