27.2 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, novembro 29, 2023
Página inicialEditoriasMeio ambientePrefeitura do Rio dá início às obras do Parque Piedade, na Zona...

Prefeitura do Rio dá início às obras do Parque Piedade, na Zona Norte

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Intervenções começaram pela demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, dentro do campus da Universidade Gama Filho

A Prefeitura do Rio deu início, nesta terça-feira (5/9), às obras do Parque Piedade, na Zona Norte da cidade. O equipamento ocupará a área do antigo campus da Universidade Gama Filho, abandonado após a falência da instituição em 2014. As intervenções começaram com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno. O objetivo do poder público é levar mais oportunidades de lazer e cultura para os moradores do bairro e revitalizar a região, gerando oportunidades de emprego e renda.

 – Existe todo um lado sentimental da Gama Filho e o que ela representou para gerações de cariocas e pessoas de fora do Rio que se formaram aqui. Infelizmente a universidade deixou de existir e isso virou um ponto de degradação, sacrificando a população dessa região da Zona Norte. Então, optamos por um parque, algo que a população possa frequentar. E o sistema Fecomércio vai ter uma unidade do Senac para esportes e educação. Vamos devolver a dignidade ao povo da Piedade e da Zona Norte. Importante que a população entenda que esse espaço é dela e que traga para si a responsabilidade de cuidar. O Parque Madureira é um grande exemplo, ele mudou a realidade daquela região da cidade – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O Parque Piedade será erguido em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados. Os investimentos da Prefeitura do Rio com a obra são de cerca de R$ 58 milhões, e o prazo para a conclusão das obras é de 15 meses. A desapropriação dos prédios foi calculada em R$ 47 milhões, que estão sendo depositados em juízo.

O projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura prevê áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional, em parceria com a Fecomércio RJ. Um espaço para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol serão construídos para os frequentadores. Além disso, contará com pista de skate, parque infantil, uma área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.

– Iniciamos hoje a demolição para a construção do parque. Nessa área em que estamos será constituído um campo de futebol. E não faremos somente o parque, vamos fazer obras no entorno. Então, traremos melhorias para o bairro de Piedade como um todo – disse a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

 O complexo terá como inspiração o Parque Madureira. Seu entorno também será requalificado, por meio de reurbanização, com obras de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de Piedade pela Rua Goiás e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.

 – A gente vê o presente e o futuro repetindo o passado. A mesma coisa que aconteceu com o Parque Madureira vai acontecer em Piedade. É a Prefeitura investindo para beneficiar a população da região com uma opção de lazer e diversão. Também para termos um lado educacional, com oferecimento de cursos na parceria com o Sesc e Senac – declarou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Depois de a área do antigo campus da Gama Filho ficar abandonada por oito anos, a Prefeitura do Rio, em 2022, começou o processo de desapropriação dos imóveis do terreno. Após conseguir a posse dos dois primeiros prédios, deu início à retirada de imóveis menores da universidade, dando a partida para as obras e um novo estágio para esta região do subúrbio carioca.

Morador do bairro da Piedade há sete anos, Nelson Bispo dos Santos, de 49 anos, já se imagina utilizando o parque.

– É uma obra que vai trazer benefícios para a população, especialmente pra crianças e idosos. Além disso, a obra vai trazer empregos, rendimentos e capacitação. Piedade estava muito parado. Com a Gama Filho havia um movimento muito grande. Gosto muito de morar em Piedade e o bairro estava precisando de uma novidade como essa.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img