A Real Mídia Produtora, representante dos veículos de comunicação RJ4, Rádio Play FM, Rádio Preferida FM, TV Visual e Rádio Mirandela FM (parceria), manifesta seu profundo repúdio diante da decisão de negar nosso credenciamento para a Bienal do Livro no Rio de Janeiro.
Recebemos com surpresa e perplexidade a resposta automática que alega que “Os pedidos são analisados levando em consideração a linha editorial, a tiragem e a abrangência de cada veículo, priorizando a imprensa especializada. E, nesse momento, devido ao número restrito de credenciais disponíveis para essa edição, não foi possível aprová-lo.”
Ao cadastrar nossos veículos de comunicação através da Real Mídia Produtora, buscamos cumprir com todos os critérios necessários para cobrir um evento tão relevante como a Bienal do Livro. Nosso grupo engloba uma variedade de plataformas que têm despendido esforços significativos na promoção da cultura, literatura e educação. O portal RJ4, em particular, destaca-se como uma fonte líder de informações culturais e literárias, sendo naturalmente apto a cobrir um evento de tal magnitude.
Nos causa perplexidade a falta de clareza na avaliação dos critérios de “linha editorial, tiragem e abrangência”, uma vez que nossos veículos atendem a esses requisitos de forma inequívoca. A alegação de priorizar a “imprensa especializada” levanta questionamentos sobre o próprio processo de seleção e os parâmetros utilizados para essa categorização.
Lamentamos profundamente que, apesar de nossos esforços em contribuir para a difusão cultural e educacional por meio de nossos veículos de comunicação, tenhamos sido excluídos de participar de um evento tão importante para o cenário literário e cultural do Rio de Janeiro e do Brasil.
Expressamos nosso descontentamento com a opacidade do processo de seleção e o aparente descaso na análise de nossos veículos de comunicação. Acreditamos que a diversidade de perspectivas e a amplitude de cobertura midiática são essenciais para enriquecer a experiência da Bienal do Livro.
Diante disso, esperamos que a organização da Bienal do Livro reveja sua decisão e reconsidere nosso pedido de credenciamento, reconhecendo o valor e a relevância de nossos veículos de comunicação.
Atenciosamente,
Renan Xavier Soares
Diretor do Grupo RMP e Jornalista
Real Mídia Produtora
renanxs@realmidiaprodutora.com.br / renanxavier@rj4news.com.br