21 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, maio 30, 2024
CasaRegiõesGovernoEm Washington, Cláudio Castro anuncia a implantação de Data Center na Baixada...

Em Washington, Cláudio Castro anuncia a implantação de Data Center na Baixada Fluminense

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Governador do Rio e executivos da CloudHQ assinaram protocolo de intenções nesta quinta-feira (31/08), em Washington

O Rio de Janeiro ganhará um moderno Data Center, com infraestrutura segura e com mais qualidade para empresas de tecnologia. O protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a multinacional norte-americana CloudHQ foi assinado, nesta quinta-feira (31/08), pelo governador Cláudio Castro, em Washington, nos Estados Unidos. Com investimento de R$ 1,7 bilhão, o centro de processamento de dados será instalado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A previsão é que o empreendimento entre em operação em setembro de 2025.

“Construir um Data Center no Rio de Janeiro é modernizar a sociedade fluminense como um todo. Com esse espaço, serviços de processamento de dados e de telecomunicações, tecnologia da informação, computação em nuvem, educação à distância e telemedicina ganham mais performance. É um grande passo que tomamos e que vai garantir o crescimento do estado, e estimular o desenvolvimento de importantes setores como saúde, transporte e segurança, além de reforçar o atual ambiente de negócios, o que, seguramente, resultará em benefícios para a população” – ressaltou o governador.

Segundo o vice-presidente executivo da CloudHQ, Jose Fraga, após a finalização da infraestrutura para abrigar o Data Center no terreno em São João de Meriti – que foi já adquirido e preparado pela empresa – o espaço será ocupado com servidores, equipamentos de telecomunicação e cabeamento. No total, serão 11 acres de área e capacidade em TI de 36 MW.

“Estamos entusiasmados em implementar mais este projeto, que será o segundo Data Center da CloudHQ no Brasil. O site possuirá os mais altos padrões de excelência, oferecendo aos nossos clientes uma estrutura de última geração, conectividade e segurança. Vamos impulsionar ainda mais o desenvolvimento tecnológico do Estado do Rio de Janeiro” – explicou o vice-presidente.

Governo 100% digital

Na reunião com os executivos da empresa, Castro visitou o maior Data Center do mundo e destacou os investimentos que estão sendo realizados para tornar o Rio de Janeiro o estado mais digital do país, desburocratizando os processos e reduzindo custos. Hoje, o Rio tem um dos mais modernos parques tecnológicos e hospeda sistemas fundamentais para a gestão pública e para o cidadão como, por exemplo, a matrícula informatizada.

“A modernização permitiu maior capacidade de processamento e armazenamento de informações. Além disso, inauguramos um Data Center de contingência, com mais segurança aos sistemas e dados estaduais. Também foi disponibilizada uma nova rede de transmissão de dados em alta velocidade do Governo do Estado, o Conect@.RJ” – disse o governador.

Incentivos


Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, a parceria com a multinacional torna o Estado do Rio mais competitivo na indústria de Data Centers. Por meio de incentivos, o governo pretender atrair organizações globais prestadoras de serviços digitais.

“Temos ajudado a impulsionar a expansão digital local, regional e nacional. A CloudHQ é uma das empresas de Data Centers que mais cresce no mundo. No Rio, o novo empreendimento deve gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos, além de envolver uma grande cadeia de fornecedores” – afirmou Farah.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img