27.2 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, novembro 29, 2023
Página inicialRegiõesGovernoAção no Metrô Rio em prol da causa dos Desaparecidos

Ação no Metrô Rio em prol da causa dos Desaparecidos

Data:

Notícias relacionadas

Nilópolis inaugura Parque Sara Areal em Nova Cidade

Um dos parques mais queridos de Nilópolis, o Sara...

Outubro Rosa: Casa da Mulher promove ações em Nilópolis

Rodas de conversa, palestras e celebração ecumênica marcaram a...

Segundo Circuito Delas no Parque do Gericinó

O tema Outubro Rosa, que salienta a importância da...
spot_imgspot_img

Metrô distribuí material de trabalho de prevenção na Estação Carioca

No dia 31, com apoio do MetrôRio, haverá distribuição de material de conscientização na estação da Carioca, entre 7h e 10h.  Os vídeos da campanha serão veiculados nas TVs dos trens da concessionária, nos mubs e nos telões das estações Carioca/Centro e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

O trabalho de prevenção e atendimento do Estado e da Defensoria
Um dos maiores destaques do Estado é o trabalho da FIA, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O banco de dados do Programa SOS Crianças Desaparecidas tem 27 anos e já registrou 4.307 casos. Desde então, 3.711 crianças e adolescentes foram localizados, o que representa uma taxa de sucesso de mais de 86%. Só em 2023, foram realizadas 90 localizações, permanecendo ainda 11 casos de desaparecimentos em aberto.

A Superintendência de Pessoas Desaparecidas e Acesso à Documentação Básica, também vinculada à secretaria, atua no combate ao desaparecimento por meio da articulação institucional para a busca e localização de desaparecidos, em parceria com as polícias, o PLID, Disque-Denúncia e outros. Além de assistência psicossocial aos familiares, orientações jurídicas, e encaminhando para a rede de atendimento psicológico.

 

Já a Defensoria Pública do Rio atua na prevenção, com orientações básicas (como emitir os documentos das crianças desde bem cedo, não deixar as crianças sobre o cuidado de outras crianças) e na ação posterior, quando a pessoa está em busca do desaparecido. A atuação se dá, muitas vezes, em parceria com diversas instituições para criar um fluxo de atendimento aos familiares que buscam seus entes queridos desaparecidos.

 

 

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img