Em comemoração ao Dia do Capoeirista, 3 de agosto, Mestre Pulmão dará uma aula dividindo suas experiências com os jovens que participam do projeto. Todos os sábados, os alunos têm aulas regulares com o Omri Breda, o Mestre Ferradura, diretor do instituto e criador do método de ensino que é referência da capoeira para a educação. Ele e Pulmão são amigos de longa data e começaram juntos no mundo da capoeira.
Além da especialização em capoeira-educação de nível profissional, os jovens participam de oficinas de música, corpo e saúde e ciências exatas. O instituto ainda ministra noções de cidadania, sustentabilidade e meio ambiente, além de aulas sobre o mundo digital e a linguagem cibernética.
Mestre Pulmão mora na Sérvia, desde 2007, e obteve grande visibilidade no mundo do esporte por ser o treinador do tenista Novak Djokovic. No próximo sábado, o Mestre visita o projeto “Escola de Capoeira-Educação”, um programa para jovens bolsistas moradores das favelas do Chapéu-Mangueira e Babilônia. A instituição tem por objetivo contribuir para formação social e geração de emprego e renda para os adolescentes.

Ensino visa a formação cidadãos
A metodologia Capoeira-Educação parte do pressuposto de que a capoeira é uma prática transformadora, que contribui para o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, com o fortalecimento da autoestima. O praticante, a partir da perspectiva e domínio de uma arte ligada à ancestralidade africana, obtém maior identidade afro brasileira, por demais valorizada pela comunidade internacional.
A capoeira tem importância fundamental na construção identitária de crianças negras, cuja educação formal não representa, ainda, a sua verdadeira história. A visão positiva da capoeira, como forma de resistência, proporciona aos jovens em formação uma alternativa de vida do ponto de vista político, financeiro e cultural. Assume, portanto, significativo ganho cultural, simbólico e econômico. A metodologia em que se fundamenta o trabalho do IBCE entende que a função social do educador cultural da capoeira não se restringe ao campo do movimento.
A missão do instituto também é a de perpetuar o legado da capoeira na luta contra a discriminação, contribuindo para uma educação afro includente. O respeito e a valorização da diversidade, nas escolas públicas e outros espaços de aprendizagem, é seu objetivo.
As ações do IBCE podem ser acompanhadas pelo site e redes sociais em seus mais de dez projetos implementados no Rio de Janeiro, inclusive as aulas de capoeira gratuitas em locais como o PINEL, para internos com problemas psiquiátricos, DEGASE (sistema correcional) e Benjamin Constant, para deficientes visuais, entre outras instituições.
Comentários