26 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 22, 2024
CasaBaixadaBelford RoxoOperação apreende mais de 40 aves silvestres em casa no Shangrilá

Operação apreende mais de 40 aves silvestres em casa no Shangrilá

Data:

Notícias relacionadas

Sequestrador de ônibus na Novo Rio se entrega

Desde as 15hs da tarde desta terça feira (12),...

Empreendedoras de Paraty abrem bar sustentável

Um misto de delicatessen, charcutaria artesanal e bar de...

Sustentabilidade ao tocar de uma colher

No município de Nilópolis, uma merendeira mudou seu destino...

Em cada jardim, um compromisso com o planeta

O mundo contemporâneo enfrenta desafios monumentais, onde a preservação...

Prefeito de Belford Roxo anuncia inaugurações de unidades de saúde

Saúde é prioridade. O prefeito de Belford Roxo, Wagner...
spot_imgspot_img

Na manhã de terça-feira (25-07), por meio de denúncias anônimas, a Secretaria de Meio Ambiente de Belford Roxo (SEMA) atuou em parceria com policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) na apreensão de mais de 40 aves silvestres, em uma casa no bairro de Shangrilá, dentro da Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu.

Sem autorização da autoridade ambiental, nas gaiolas apreendidas estavam pássaros de diversas espécies como: bicudo-preto, curió, canário, coleiro baiano, tico-tico, tiziu, trinca-ferro, pixoxó, dentre outros. Além das aves, dois jabutis também foram resgatados.

Um homem de 60 anos foi preso na operação e encaminhado até a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio, e autuado por crime ambiental. Todas as anilhas das aves serão verificadas por peritos que vão analisar a existência do crime de falsificação de selos públicos. O artigo 29 da Lei 9605 de Crimes Ambientais prevê pena de 6 meses a 1 ano e multa por manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem autorização.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Igo Menezes, destacou a importância da fiscalização em todo território. “Nossas equipes seguirão monitorando todo o município para proteger, preservar e conservar toda a fauna e a flora”, ressaltou Igo. “Vamos ampliar a cobertura das unidades de conservação para coibir qualquer prática ilícita”, completou o subsecretário de Licenciamento, Fiscalização e Controle Ambiental, Alexandre Gomes da Rosa.

O delegado da DPMA, Wellington Vieira, enfatizou a operação em conjunto com a SEMA de Belford Roxo. “Essa ação integrada é fundamental para fortalecer o combate aos crimes ambientais e esperamos que a população possa contribuir com denúncias que auxiliem os trabalhos policiais”, informou o delegado.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img