29 C
Rio de Janeiro
sábado, fevereiro 24, 2024
CasaEditoriasEducaçãoParceria entre UFRJ e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio...

Parceria entre UFRJ e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio formará estudantes para atuarem em Naves do Conhecimento

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Objetivo é qualificar a formação dos alunos e promover impacto social nos territórios com projetos de ciência, tecnologia e inovação

Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) vai capacitar estudantes, professores e técnicos da universidade para desenvolverem atividades em nove Naves do Conhecimento das Zonas Norte e Oeste do Rio. O projeto “UFRJ na Ciência e Tecnologia” visa promover impacto social e qualificar a formação dos alunos.

“Esse é um projeto que expande o alcance da universidade para além da sala de aula. É justamente a vocação das Naves funcionarem como equipamentos que estimulam ações colaborativas e criativas em prol da educação e da ciência”, explica a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

O projeto é dividido em duas fases. Na primeira, que inclui o público em geral, serão selecionadas 300 pessoas para um curso livre envolvendo ciência, tecnologia e inovação. Já na segunda etapa, exclusiva para alunos, professores e técnicos da UFRJ, os participantes vão desenvolver atividades práticas, em bairros como Santa Cruz, Madureira e Irajá, com objetivo de construir soluções para problemas locais, além de estimular o envolvimento da própria comunidade na formulação de políticas públicas.

“Este projeto está muito afinado com o que a Extensão da UFRJ busca, que é integrar universidade e demais grupos sociais, a partir de uma troca de saberes. Além de possibilitar que estudantes vivam experiências práticas no campo da ciência, tecnologia e inovação, a parceria impacta e promove a transformação social nos territórios”, diz Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.

Linhas de atuação

O curso de extensão, da primeira etapa, vai tratar de temas como inclusão digital, ciência e tecnologia no cotidiano, inovação científica e gestão pública. Serão ofertadas 160 vagas para o público em geral e 140 vagas para estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos administrativos da UFRJ, totalizando 300 vagas.

Na segunda etapa, exclusiva para estudantes, professores e servidores da UFRJ, além da atuação nas Naves do Conhecimento e na SMCT, serão selecionados 50 integrantes, que vão participar de reuniões semanais, mentorias, apresentações de projetos e ações.

As duas fases serão conduzidas com bases em seis linhas temáticas, voltadas para desenvolver e qualificar políticas públicas ligadas à ciência e tecnologia. São elas: Linha 1: Impactos territoriais; Linha 2: Vocações locais; Linha 3: Inovação Científica; Linha 4: Formação e Capacitação (em tecnologia, inovação e promoção da ciência); Linha 5: Atividades Culturais e Linha 6: Apoio à Gestão Pública.

Além da própria Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, as atividades acontecerão nas Naves do Conhecimento de Madureira, Irajá, Vila Aliança, Nova Brasília, Engenhão, Triagem, Penha (Zona Norte), Santa Cruz e Padre Miguel (Zona Oeste).

Como se inscrever?

Para se inscrever, o participante deve preencher o formulário correspondente ao seu perfil na página oficial da Extensão
Cronograma

  • Inscrições: de 5 de julho a 10 de agosto
  • Resultados: 17 de agosto – nos canais de comunicação da UFRJ e da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia
  • Início da formação: 21 de agosto
  • Início das atividades presenciais nas naves: 18 de setembro

Dúvidas e informações pelo e-mail

Naves do Conhecimento

São equipamentos do Município do Rio de Janeiro voltados à democratização do acesso ao universo digital, desenvolvimento de atividades da comunidade local e de políticas públicas diversas. Oferecem cursos, eventos e oficinas de informática, economia criativa, tecnologia da informação, robótica, programação, audiovisual, mercado de trabalho e empreendedorismo.

UFRJ na Ciência e Tecnologia

O projeto faz parte do Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a UFRJ e a SMCT. A ação tem como foco graduandos e pós-graduandos com matrícula ativa na UFRJ, docentes e técnicos administrativos da UFRJ de todos os cursos e de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse no trabalho com ciência e tecnologia e com a gestão pública.

Extensão UFRJ

A Extensão é a área da UFRJ responsável por conectar a universidade à sociedade. Com 3 mil projetos de diferentes áreas, as ações de extensão atingem um público de mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em todo o Brasil, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img