24 C
Rio de Janeiro
terça-feira, julho 23, 2024
CasaEditoriasCultura / Artes‘Lembranças Brasileiras’ leva cultura indígena para o Parque do Gericinó

‘Lembranças Brasileiras’ leva cultura indígena para o Parque do Gericinó

Data:

Notícias relacionadas

Faetec oferece 442 vagas para Ensino Superior

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada...

Aniversário de Santos Dumont é comemorado neste final de semana no RJ

O Museu Aeroespacial (MUSAL) está se preparando para um...

Assistência Social de Nilópolis alerta sobre golpes contra beneficiários do Bolsa Família 

A Secretária de Desenvolvimento Social (SEMDES) de Nilópolis, Everline...
spot_imgspot_img

Evento contou com exposição de produtos e debate

A cultura indígena brasileira tomou conta do Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão no sábado, dia 24 de junho, com a realização do evento ‘Lembranças Brasileiras’, promovido por alunos da disciplina Planejamento e Produção de Eventos, do Centro Universitário Carioca (Unicarioca). O objetivo dos estudantes era divulgar a cultura indígena, com uma exposição de produtos e uma conversa, contribuindo para a democratização do assunto.
Com a orientação da professora Luciane Conrado, Brenda Rezende, estudante de publicidade, e outros cinco alunos organizaram a atividade. Brenda foi a mediadora do bate-papo com o homem trans Azch Cunha, produtor cultural e descendente indígena, formado em cinema, e Suzane Cunha, da etnia Guarani, da tribo Guarani Mbya, originária de Maricá, perto de Niterói.
“Esse projeto começou há uns meses, eu tive a ideia desse tema e a galera abraçou. Surgiu quando vi a matéria sobre o povo Yanomami nos jornais da televisão, refleti a respeito, e analisei que a situação deles estava sendo mascarada, precisa ser debatida e conhecida. Precisamos trazer luz onde há estigma e preconceitos sobre os povos originários”, afirmou Brenda.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Nilópolis, Dean Senra, ficou empolgado e já está planejando um novo evento com a mesma temática. “A palestra foi muito esclarecedora e queremos repetir a experiência, ter mais contato com a história e a cultura dos primeiros habitantes do Brasil, os indígenas, nossos povos originários”, salientou Dean, cuja secretaria fica localizada na Área de Proteção Ambiental (APA), na Rua Antônio João Mendonça, sem número.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img