20.2 C
Rio de Janeiro
sábado, julho 13, 2024
CasaEditoriasMobilidadeMetrôRio terá alterações no MNS por conta de evento cultural em rua...

MetrôRio terá alterações no MNS por conta de evento cultural em rua de Botafogo e prova de ciclismo L’Étape Rio neste fim de semana (24 e 25/06) 

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Operação do sistema metroviário funcionará nos horários regulares de sábado e de domingo. Para jogo no Maracanã, haverá reforço no efetivo de segurança e de operadores de estação

O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela neste sábado e domingo (24 e 25/06). O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.

 

 

Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.

 

 

Alterações no MNS para evento de ciclismo no domingo

 

No domingo (25/06) também haverá alterações nas duas linhas do MNS por conta da realização do evento de ciclismo L’Étape Rio 2023 na cidade. A mudança ocorre em função da interdição de vias na região do Leblon, Jardim Botânico e Gávea pela CET-Rio. Com isso, haverá alterações de trajeto na linha Botafogo x Gávea, das 7h às 11h. Durante o evento esportivo, o trajeto do MNS no sentido Gávea será:…, Rua Jardim Botânico, Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros, Rua Mário Ribeiro, Avenida Bartolomeu Mitre, Avenida Rodrigo Otávio, onde haverá um ponto final provisório.

 

 

Já no sentido Botafogo, o itinerário começa na Avenida Rodrigo Otávio (ponto final provisório), Rua Mário Ribeiro, Avenida Borges de Medeiros, Rua Saturnino de Brito, voltando ao trajeto normal pela Rua Jardim Botânico.

 

 

Devido às interdições, os pontos do MNS: Baixo Gávea (Praça Santos Dumont), Marquês de São Vicente (Rua Marquês de São Vicente, 124) e Terminal da PUC (em frente à Pontifícia Universidade Católica) não vão funcionar neste horário.

 

 

Já a linha Antero de Quental x Gávea não vai operar das 7h às 11h, devido à interdição da maior parte das vias do itinerário para a passagem dos competidores durante a prova de ciclismo. O itinerário de praxe será retomado logo após a realização do evento esportivo.

 

 

Funcionamento do metrô no fim de semana

 

O metrô funcionará nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro, sem necessidade de transferência na estação Estácio.

 

 

A linha de ônibus do Metrô na Superfície Botafogo – Gávea vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo. Já a linha Antero de Quental – Gávea operará no sábado das 5h às 23h30 no sábado; e das 11h às 22h30 no domingo, excepcionalmente, devido às interdições da prova L’Etape.

 

 

Esquema para jogo no Maracanã

 

No sábado (24/06), acontece a partida entre Fluminense e Bahia no Maracanã, a partir das 18h30, pelo Campeonato Brasileiro. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.

 

 

O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

 

 

Cartão Giro e pagamento por aproximação

 

A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

 

 

Serviço

 

Horários de funcionamento do metrô neste fim de semana

 

Metrô – Linhas 1, 2 e 4

Sábado (24/06): das 5h à meia-noite

Domingo (25/06): das 7h às 23h

 

Transferência entre as linhas 1 e 2

Sábado (24/06) e domingo (25/06): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro

 

Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

Sábado (24/06): das 5h às 23h30

Domingo (25/06): das 7h às 22h30 (Botafogo/Gávea) e das 11h às 22h30 (Antero de Quental/Gávea)

 

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img