25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaColunas:Alimentos orgânicos: você já ouviu falar?

Alimentos orgânicos: você já ouviu falar?

Publicado em:

spot_imgspot_img

Para algumas pessoas é sinônimo de muito gasto, já outras pessoas nunca ouviram falar.

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados de maneira sustentável mediante a agricultura biológica ou orgânica.

Significa que esse sistema de produção não utiliza componentes químicos em nenhuma fase da produção como os agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos, hormônios nem técnicas de engenharia alimentar. Ou seja, são isentos de componentes químicos e artificiais. Objetivando evitar a contaminação dos alimentos por esses produtos.

Se destaca por ser uma metodologia de produção que prioriza o meio ambiente, gerando uma produção sustentável, pois respeita as leis da natureza. Além de fazer com que a produção seja mais resistente e sustentável, é um método que traz mais lucro para os produtores.

A produção de alimentos orgânicos em grande escala não apenas é possível como é uma tendência cada vez maior, entretanto não é uma tarefa fácil. É comum termos em mente a imagem de que uma produção orgânica é algo pequeno, nada de máquinas grandes e tratores, mas sim um fazendeiro que faz tudo com suas próprias mãos. É necessário desmistificar esse olhar, pois mediante os avanços tecnológicos é possível garantir uma produção de qualidade em larga escala. Todavia devemos garantir o controle de qualidade, que deverá ser rigoroso pois é um elemento essencial no processo de produção.

E sobre o valor, o alimento orgânico realmente é mais caro que o não orgânico?

Depende de um comparativo de qualidade. Além de diversas situações em que os orgânicos são mais baratos que os produtos não orgânicos.

Procure um nutricionista para uma orientação adequada.

 

 

 

Comentários

Vinicius Oliveira
Vinicius Oliveira
Nutricionista e Professor - Pós-graduado em nutrição esportiva, Pós-graduado em fitoterapia, Pós-graduado em gestão de alimentação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img