27 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, maio 22, 2024
CasaColunas:Terceira idade

Terceira idade

Publicado em:

spot_imgspot_img

A velhice chega para todos.
Freud ainda afirmou que a terceira idade não podia ser analisada pela psicanálise por conta da dificuldade de desrrecalcar.
Porém entendemos que sim a terceira idade está no rol de pacientes da psicanálise, pois o recalcado sempre está vindo a superfície.

Dor
Perda de energia e
Isolamento e apatia são aspectos comuns de velhice.

Os fatores de contribuição ao quadro de depressão na terceira idade
São: Ausência familiar e Solidão (isto é, sem se limitar a estes).

Erik Eriksom foi um psicanalista que abordou sobre o desenvolvimento psicossocial, onde ele tratou sobre as oito idades.
Veja abaixo um pouco sobre a sétima e a oitava idade.

7. Produtividade x Estagnação

Entre as idades de 35 e 64 todos precisam sentir que estão trabalhando para um propósito maior. Isso pode assumir a forma de criar uma família, construir uma carreira ou servir uma visão social ou política. Caso contrário, sentimentos de arrependimento e uma sensação de estagnação podem surgir. Isso pode dar brecha para o surgimento de ressentimento e depressão.

8. Integridade x Desesperança

A fase psicossocial final ocorre durante a velhice e se concentra na reflexão sobre a vida. Nesse ponto do desenvolvimento, as pessoas olham para trás, para os acontecimentos de suas vidas e determinam se estão felizes com a vida que viveram ou se se arrependem das coisas que fizeram ou não.

Os adultos mais velhos precisam ser capaz de sentir uma sensação de realização ao pensarem na própria história de vida. O sucesso nesta fase leva a sentimentos de sabedoria, enquanto o fracasso resulta em arrependimento, amargura e desespero.

Nesta fase as pessoas refletem sobre os acontecimentos de suas vidas e fazem um balanço. Quem considera que teve uma vida bem vivida, se sentirá satisfeito e pronto para enfrentar o fim da vida com uma sensação de paz.

No entanto, se o indivíduo analisa a própria vida e sente majoritariamente arrependimento, sentirá medo de que sua vida acabe sem que possa ser feliz. Geralmente teme a morte de forma aguda.

Ser velho não significa está morto, mas colher tudo que plantou.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img