27.5 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 13, 2024
CasaPolicialCrimeEnergia Legal da ENEL identifica 228 furtos de energia em Maricá

Energia Legal da ENEL identifica 228 furtos de energia em Maricá

Data:

Notícias relacionadas

Ataques Cibernéticos à INFINITV Originam de Cadastros Falsos

Na quarta-feira passada, a INFINITV foi alvo de uma...

Sequestrador de ônibus na Novo Rio se entrega

Desde as 15hs da tarde desta terça feira (12),...

Light encontra ‘gato’ de luz em fábrica de gelo em Duque de Caxias

A Light identificou um “gato” de energia no consumo...

Vandalismo destrói banheiros da praça de Heliópolis

 Vandalismo é crime. Os sanitários públicos da praça de...

Energia Legal da ENEL identifica 421 furtos em Angra dos Reis

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio...
spot_imgspot_img

Com apoio da polícia, operação terminou com o registro de duas ocorrências policiais por furto de energia; Companhia também realizou o sorteio de 25 geladeiras e a troca de 322 lâmpadas antigas por modelo LED durante a iniciativa.

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio com o apoio da Polícia Civil durante a semana passada em Maricá, identificou 228 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. A operação terminou com o registro de duas ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligações diretas na rede da distribuidora sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia.

Durante o Energia Legal, para facilitar o acesso aos serviços, a Enel ofereceu atendimento móvel a 196 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta e troca de titularidade, por exemplo. Além disso, foram realizadas 127 negociações de dívidas, permitindo aos clientes regularizar seus débitos. Nesta edição, a companhia também fez o sorteio de 25 geladeiras para moradores da cidade, que serão contemplados com modelos mais eficientes. No total, 331 pessoas se inscreveram na iniciativa.

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, o projeto, que está em sua 45ª edição, já identificou em torno de 19,9 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 26 cidades por onde passou desde o fim de 2019. “O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

Consumo consciente de energia   

 

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 510 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 322 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.

Outra iniciativa presente nesta edição do projeto foi a visitação de dois veículos adaptados com recursos audiovisuais avançados do programa Enel Compartilha Energia na Escola: Nave Educacional Enel e Van Experience. Cerca de 207 alunos das escolas Antônio Lopes da Fontoura e Carlos Magno Legentil de Mattos, da rede pública de ensino de Maricá, puderam vivenciar experiências com vídeos de realidade virtual 3D, cadeiras cinematográficas que se movimentam acompanhando o filme e jogos em telas touch. Com conteúdo focado em fontes de energia, reciclagem, uso responsável e consciente de recursos naturais e eficiência energética, as atividades têm por objetivo levar conhecimentos sobre sustentabilidade e promover mudanças de hábitos de consumo de energia.

Combate ao furto de energia

 

Além de ser crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicam todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos tanto para quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Para denunciar furto de energia, basta acessar o site https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx ou o aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img