Vencedor do prêmio “Professor Empreendedor”, iniciativa da Bett Brasil, Instituto Significare e do Sebrae, o professor de matemática João Carlos Braga foi recebido aos gritos de “É campeão” por alunos, professores e demais funcionários da Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus, em Belford Roxo. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental (anos finais) com o projeto “REcoin: o dinheiro que vem do lixo”.
Em todo o Brasil foram 625 trabalhos, sendo 179 do Rio de Janeiro. O único escolhido para representar o Estado é o de Belford Roxo. No município, a iniciativa do Recoin já recolheu, desde 2021, mais de uma tonelada de produtos recicláveis que iam parar em rios, valões e bueiros.
O Professor Transformador 2023 premiou os profissionais da educação que tem o empreendedorismo como ferramenta de transformação de seus alunos e da sociedade. Em todo o Brasil foram inscritos 2.897 projetos em sete categorias.
João Carlos lembrou que sua trajetória começou em Brejo do Cruz, cidade de 14 mil habitantes do interior da Paraíba e que fica a 420 km de distância da capital João Pessoa. A vontade de voar de avião o fez buscar outros ares. “Através do projeto Brasil Alfabetizado fui para Minas Gerais e hoje estou aqui, sendo premiado e realizando um sonho. Obrigado a todos que colaboraram nessa caminhada”, finalizou, destacando a participação da comunidade escolar na execução do projeto.


Comentários