27 C
Rio de Janeiro
sábado, fevereiro 24, 2024
CasaBem-EstarMês da Mulher: cuidados com a saúde para cada fase da vida

Mês da Mulher: cuidados com a saúde para cada fase da vida

Data:

Notícias relacionadas

Exercícios no verão envolvem atenção e precauções necessárias

A elaboração de metas e a vontade de iniciar...

Prefeito de Belford Roxo anuncia inaugurações de unidades de saúde

Saúde é prioridade. O prefeito de Belford Roxo, Wagner...

Nilópolis trava luta contra Aedes Aegypti

Nilópolis, um dos menores municípios do estado do Rio...

Orientações indispensáveis para curtir o carnaval com saúde

À medida que o carnaval se aproxima, a expectativa...

Hemorio e Carioca Shopping se unem em ação social

Nesta quinta-feira (8), o Carioca Shopping vai realizar uma...
spot_imgspot_img

Em cada fase da vida, os cuidados aumentam com a saúde das mulheres

Quando se trata de cuidar da saúde, é importante que as mulheres façam exames regulares para prevenir doenças e se manterem saudáveis. Os exames podem ajudar a identificar problemas  precocemente, quando são mais fáceis de tratar e curar.

 

Segundo números da Dasa,uma das maiores redes de saúde integrada do Brasil, houve um aumento de 314% em pedidos por Densitometria óssea e 10% de aumento das  Mamografias em todo o país.

Para reforçar a importância dos exames de rotina neste Mês da Mulher e ampliar o acesso aos cuidados com a saúde, a ginecologista  Adriana Campaner, aponta os principais testes e cuidados para cada fase da vida:

 

Adolescência

Principais exames: avaliação física, hemograma e histórico da paciente

Nesta fase, a vacinação contra o HPV é fundamental para prevenir a infecção pelo vírus, que é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero.

20 – 40 anos

 Principais exames: Papanicolau, hemograma, colesterol, triglicerídeos, hormônios, ultrassom pélvico e/ou transvaginal e ultrassom de mamas.

“O Papanicolau é um procedimento simples, fundamental para o rastreamento e diagnóstico da saúde genital feminina. Realizado anualmente em consultório, consiste na utilização de uma espátula e escovinha para coletar células do colo do útero para visualização direta e detecção das lesões pré-cancerosas ou do câncer. Essas amostras são enviadas ao laboratório para análise”, explica Campaner.

 

40 – 60 anos

Principais exames: Papanicolau, Mamografia, ultrassom pélvico e/ou transvaginal, ultrassom de mamas e densitometria óssea.

 

O climatério é um período marcado pela transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, causado pela diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Os primeiros sinais desse processo surgem, geralmente, a partir dos 45 anos e podem ser percebidos através de sintomas como ondas de calor, suores noturnos e alterações de humor.

Para garantir a saúde nessa fase da vida, também se recomenda exames preventivos regulares. Dentre eles, destacam-se: o exame proctológico e a colonoscopia, que ajudam a prevenir o câncer colorretal; e a densitometria óssea, que avalia a massa óssea e ajuda a predizer o risco de fraturas ósseas.

 

60+ 

Principais examescheck-up completo.

Os cuidados são semelhantes para homens e mulheres após os 60 anos de idade. É indicado realizar um check-up completo no corpo, como exames de sangue, pressão e medida de cintura. É importante também ficar atenta a sintomas diferentes que o corpo possa apresentar.

Acima dos 65 anos, é indicada a vacinação anual contra a gripe e, conforme prescrição médica, contra a pneumonia.

Fazer exames regulares pode ajudar as mulheres a manter sua saúde em dia e identificar problemas de forma rápida e com alto nível de cura.

 

Seja a fase que for da vida, é necessário que a mulher dê uma atenção especial a sua saúde. Se policie e aos primeiros sintomas ou desconforto procure ajuda médica.

 

 

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img