24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesSalvador, Anoiteceu e é Carnaval

Salvador, Anoiteceu e é Carnaval

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Com Paulo Verlings como protagonista e Vilma Melo dirigindo duas versões da peça concebida pela dramaturga Marcéli Torquato.

A ideia que fez gestar pela dramaturga Marcéli Torquato o texto de “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” surgiu do ator Paulo Verlings que interpreta o personagem título “Salvador” e é acompanhado por um elenco multirracial, além de quatro músicos que tocam ao vivo, com direção musical de Marcelo Rezende e direção geral de Vilma Melo. Na peça, a namorada de Salvador sumiu no dia do casamento, ele procurou e não achou nunca. Até que uma carta anônima diz que ela está em Ermo, uma cidade desencantada, sem tempo para nada. Salvador vai atrás dessa pista como última tentativa de encontrar o seu amor. No elenco estão: Paulo Verlings, Aline Carrocino, Carolina Pismel, Ester Dias, Jorge Florêncio, Nando Brandão, Patricia Elizardo e Udylê Procópio.

“A peça não está distante do que nós, sociedade moderna, estamos atravessando, tanto no sentido global, quanto em um recorte mais específico sobre o nosso país. Marcéli, nossa autora, nos presenteia com um olhar poético sobre esse comportamento. Há aqueles que são seduzidos por um encaixe, por um padrão, pela falta de questionamento, e acabam por anular a sua individualidade… Em contraposição, há os que lutam pela liberdade de ser, de existir, de estar”, comenta a diretora Vilma Melo.

Assim como em “Pá de Cal (Ray-Lux)”, concebido em 2020, mas realizado em 2022, por conta da pandemia, o espetáculo inédito “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” é uma idealização de Paulo Verlings, vislumbrando questões da nossa contemporaneidade que nos tocam de forma sensível.

“Esse espetáculo surge do meu desejo de trazer à tona questões como: aonde nós estamos colocando o nosso tempo, o nosso trabalho, os nossos sonhos? Que qualidade de vida estamos tendo? Até que ponto a gente perde essa mão? A ideia é trazer essa discussão através dessa fábula, que tem como contraponto popular as músicas do Carnaval de Salvador”, comenta Paulo Verlings, intérprete do protagonista da história. “Salvador é um jovem músico e compositor com uma personalidade pura, que está em busca do seu amor e nas suas andanças acaba encontrando um desdobramento disso. Ele tem uma vertente muito sonhadora, o que o aproxima um pouco da versão lírica de uma fábula. Salvador é um herói fabulesco contemporâneo”, conclui Paulo.

A trilha apresenta um pouco a paisagem sonora de Ermo, uma cidade “parada” para a vida. “Salvador chega contagiando essas pessoas, mostrando uma outra forma de ver e de viver através de músicas baianas de todas as épocas: Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Chiclete com Banana, Ara Keto, Luiz Caldas, Gerônimo, Timbalada, Armandinho, Dodô e Osmar, além de outros não baianos que ajudam compor a trilha sonora do espetáculo”, comenta o diretor musical Marcelo Rezende.

Salvador, Anoiteceu e é Carnaval – foto Paula Kossatz.

Serviço.

 

Temporada: 24 de fevereiro até 2 de abril de 2023.

Versão para público a partir de 14 anos: Quarta à sexta, às 19h30, com duração de 90 minutos.

Versão para toda família: Sábados e domingos, às 16h, com duração de 60 minutos.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

Informações: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Valor do ingresso: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia).

Estudantes, maiores de 65 anos e clientes Ourocard pagam meia entrada.

Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site bb.com.br/cultura

Funcionamento do CCBB Rio: segundas, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h às 21h; domingos, das 9h às 20h (fecha às terças).

Privilegiando acessibilidade do público, além dos lugares para cadeirantes, durante a temporada haverá uma sessão com intérprete de Libras. Acompanhe as redes sociais do CCBB @ccbbrj bb.com.br/cultura e do espetáculo @espetaculosalvador para saber as notícias da temporada.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img