20 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, julho 19, 2024
CasaNotíciasDefesa CivilDefesa Civil de Nova Iguaçu vai apresentar projeto Escolas Seguras em evento...

Defesa Civil de Nova Iguaçu vai apresentar projeto Escolas Seguras em evento da ONU no Uruguai

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Desenvolvido em Nova Iguaçu desde 2017, o Projeto Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência através da Educação, da Secretaria Municipal de Defesa Civil _ em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Estudo e Pesquisa sobre Desastres (CEPEDES) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) _, vai ser um dos destaques da  VIII Plataforma Regional para Redução de Riscos de Desastres nas Américas e no Caribe (PR23). O evento, que acontece em Punta del Este, no Uruguai, nesta quarta-feira (1º), é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O “Projeto Escolas Seguras” _ já foi realizado em 29 escolas municipais de Nova Iguaçu, capacitando 11.578 alunos, 1.481 professores e funcionários, totalizando 13.059 pessoas _  visa tornar as unidades de ensino da rede municipal mais segura, com o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e percepção de riscos a desastres.

A Plataforma Regional ocorre periodicamente e reúne governos da América do Sul e Caribe para a discussão e troca de experiências de projetos, programas e ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta a desastres e para a redução do risco de desastres.
“Será a primeira vez que Nova Iguaçu é representada em um evento internacional sobre redução do risco de desastres. O mundo vai conhecer uma das ações mais exitosas do poder público municipal para o desenvolvimento da cultura de prevenção contra desastres em nossa cidade. Nossos agentes também poderão conhecer e trocar informações com representantes de defesas civis de outros países”, afirmou o secretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, coronel Jorge Ribeiro Lopes.

A PR23 é uma oportunidade para governos, organismos intergovernamentais, setor privado, sociedade civil e comunidade científica para trocar experiências e facilitar decisões sobre o Plano de Ação Regional para a implementação do Marco de Sendai nas Américas e no Caribe, acordado em março de 2017, em Montreal, Canadá. O Marco Sendai pretende reduzir riscos de desastres existentes e prevenir novos por meio da implementação de medidas integradas e inclusivas em âmbito econômico, estrutural, legal, social, saúde, cultural, educacional, ambiental, tecnológico, político e institucional que previnam e reduzam a exposição ao risco e a vulnerabilidade a desastres, aprimorem a preparação para a resposta e para recuperação e, dessa forma, fortaleçam a resiliência. A Plataforma conta com diversos espaços de sessões de apresentação de trabalho, produtos e projetos no campo da redução do risco de desastres.

A comitiva que representa Nova Iguaçu é composta pelo tenente-coronel Vilson Santos do Nascimento, Superintendente de Defesa Civil, Mariana Oliveira da Costa, Coordenadora do Projeto Escola Seguras e por Josias do Nascimento Lins, Chefe de Equipe Operacional.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img