26 C
Rio de Janeiro
sábado, maio 18, 2024
CasaColunas:Bastidores Online / Renan Xavier -SBT volta à Ucrânia um ano depois do início da guerra

SBT volta à Ucrânia um ano depois do início da guerra

Sérgio Utsch apresenta o documentário “UCRÂNIA - Arquivos de Guerra” no SBT News e em edições no SBT Brasil

Publicado em:

spot_imgspot_img

Depois de presenciar o início da guerra em 2022, o correspondente do SBT na Europa, Sérgio Utsch, volta a Kiev. As cenas exclusivas estão no documentário “UCRÂNIA – Arquivos de Guerra”, que será exibido na íntegra no SBT News e em edições no SBT Brasil, na semana em que o conflito completa um ano – dia 24 de fevereiro.

No retorno à capital ucraniana, ele relembra situações marcantes daquele período, como o avanço das tropas russas em direção à fronteira com a Ucrânia, a escalada de tensão, o início dos bombardeios, as primeiras sirenes de alerta, as idas ao abrigo antiaéreo e a necessidade de deixar o hotel onde estava hospedado, que foi ocupado por milícias.

E ainda, com exclusividade: Sérgio Utsch nos conta como foi a experiência de ficar abrigado na embaixada do Brasil em Kiev, o trabalho dos diplomatas para retirar brasileiros do país e para proteger ou, até mesmo, se desfazer de documentos confidenciais do governo. Na medida que os bombardeios na capital ucraniana se tornavam mais frequentes, a organização dos funcionários da embaixada para cruzar a fronteira, com civis, rumo a Polônia, Romênia e Moldávia — esta última, que se tornou o destino do nosso repórter e do embaixador brasileiro Norton Rapesta.

Utsch também conta como reencontrou o país em sua coluna Diário da Ucrânia, no SBT News. Está no ar o primeiro texto sobre o percurso de trem de Varsóvia a Kiev em um cenário conflagrado. Leia no link: https://www.sbtnews.com.br/noticia/mundo/239303-varsovia-kiev-uma-viagem-no-tempo

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img