21.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, junho 20, 2024
CasaRegião SerranaSão José do Vale do Rio PretoENEL Ristribuição Rio realiza operação ‘Energia Legal’ em São José do Vale...

ENEL Ristribuição Rio realiza operação ‘Energia Legal’ em São José do Vale do Rio Preto

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Projeto tem o objetivo de combater o furto de energia e aproximar serviços dos clientes, com atendimento móvel, troca de lâmpadas e orientações sobre consumo consciente de energia e segurança com a rede elétrica; Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia e pode causar acidentes graves. Além disso, impacta diretamente o valor da tarifa de energia paga por todos os clientes da distribuidora.

A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (14) até sexta (17), a operação Energia Legal em São José do Vale do Rio Preto. Uma força-tarefa, formada por equipes de inspeção com o apoio da Polícia Civil, estará em ação para fiscalizar e retirar ligações clandestinas no município. O objetivo é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos desta prática. Além disso, a distribuidora vai oferecer uma série de serviços durante a operação: troca de lâmpadas, atendimento móvel, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.
Em 37 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 16.894 clientes, sendo 15.551 residências e 1.343 comércios nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019. Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 4%.
Quem adota a prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais.
Para denunciar o furto de energia, basta acessar  https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx, ou o aplicativo Enel Rio ou a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Atendimentos e consumo consciente de energia
Durante a operação, os moradores de São José do Vale do Rio Preto também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento, que ficará localizada nos seguintes pontos: Estrada Silveira da Motta, Km 17, Jaguará (próximo ao Posto Jaguarão) e na Rua Professora Maria Emília Esteves, 617, no estacionamento da prefeitura. A van da Enel Rio vai oferecer os mesmos serviços disponíveis na loja da distribuidora, como segunda via de conta, parcelamento de débitos, pedido de ligação nova e troca de titularidade.
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro e realizar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.
Serviço
Unidade móvel
Dias 14 e 15/2 (terça e quarta)
Local: Estrada Silveira da Motta
Endereço: Estrada Silveira da Motta, Km 17, Jaguara (próximo ao Posto Jaguarão)
Horário: 8h30 às 17h
Dia 16 e 17/2 (quinta e sexta)
Local: Rua Professora Maria Emília Esteves
Endereço: Rua Professora Maria Emília Esteves, 617, Centro (no estacionamento da Prefeitura)
Horário: 8h30 às 17h
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img