24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaBaixadaNilópolisNilópolis ganha nova sede do CAPS AD

Nilópolis ganha nova sede do CAPS AD

Data:

Notícias relacionadas

Shopping Grande Rio será ponto de vacinação contra a gripe na Baixada Fluminense

O Shopping Grande Rio será ponto de vacinação contra...

‘Nilópolis abraça o Rio Grande do Sul’

Nilópolis abraça o Rio Grande do Sul'. Este é...

Dia das Mães: Shoppings da ALLOS promovem ações de ‘compre e ganhe’

Mais do que uma data especial no calendário, o...

Lei cria comedouros comunitários para animais em Nilópolis

Nilópolis é a primeira cidade da Baixada Fluminense a...
spot_imgspot_img

Unidade atende 40 pacientes diariamente de segunda a sexta-feira

O prefeito de Nilópolis, Abraãozinho David, a vice-prefeita, Flávia Duarte, a secretária de Saúde, Lenise Monteiro, o deputado federal Ricardo Abrão e outras autoridades participaram nesta segunda-feira, 6 de janeiro, da inauguração da nova sede do Centro que de Atenção Psicossocial (CAPS) que atende usuários de álcool e drogas, por isso chamado de CAPS AD. Antes localizado na Estrada Mirandela,  ele agora fica na Rua Felicidade de Jesus Teixeira, 75, do outro lado da cidade, na antiga Praça da Bíblia.
“Agradeço aos pacientes pelo carinho, amor e respeito que têm por nós. E também temos por vocês. Eu, por exemplo,  conheço um dos frequentadores  desde criança e me sinto feliz por ver que está bem. Existe uma máxima que diz que a melhor forma de agradar a Deus é olhar pelo semelhante. Essa obra faz parte dos dois anos de intervenções que estamos fazendo na cidade”, discursou Abraãozinho, agradecendo em seguida ao governador Cláudio Castro.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Novos Tempos faz parte do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.
O CAPS AD  oferece atendimento de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas de música, artesanato e reciclagem. Também há serviços de enfermagem, entrega de medicamentos para pacientes, aconselhamento breve, palestras socioeducativas, reuniões com grupos de familiares para que entendam a necessidade do tratamento.
“Muito não compreendem o que significa esse tratamento. Estimulamos a autoestima dos pacientes, para que não abandonem o tratamento. Sabemos que é difícil, muito difícil se manterem firmes”, observou a diretora da instituição, a psicóloga e assistente social Ádela Alves, que homenageou o presidente do Fundo Municipal de Saúde, Kiraz Constantine Karraz , responsável por trazer o serviço para a cidade, em 2002.
Atendimento
“Mesmo com o pouco espaço que eu tinha, todos esses serviços eram oferecidos por essa equipe  imbatível. São dois psicólogos, um terapeuta ocupacional, dois enfermeiros, uma assistente social, dois psiquiatras”, enumerou Ádela Alves. “Atendemos diariamente  40 pessoas, há dias que aumenta um pouquinho e em outros diminui”.
O CAPS AD NovosTempos atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os usuários, além do atendimento psicológico e psiquiátrico e das oficinas, podem tomar café da manhã, almoço e lanche. De 2012 até agora, a diretora da unidade calcula mais de 1.500 pessoas atendidas.
O psiquiatra consulta os pacientes mensalmente ou de quinze em quinze dias, dependendo da necessidade, enquanto o psicólogo faz atendimento semanal.  ‘Para estruturar o emocional da pessoa. Depois que ele se sente mais seguro, passa a ser quinzenal”, observou a diretora do CAPS AD. “Queremos promover neles o despertar, porque o uso compulsivo mexe com toda a parte neurológica e eles são pessoas maravilhosas”, concluiu sorrindo.
Participaram da inauguração também os secretários de Trabalho, Eduardo Amorim, de Desenvolvimento Social, Everline Lima, de Fazenda, Sheila  Mendonça; de Educação, Débora Carlos,  de Obras, Arthur Medeiros, de Cidadania, Renato da  Van; o Superintendente dos Direitos dos Idosos, Elias Alves, a diretora do Posto Central, Sônia Araújo;  a coordenadora de Saúde Mental, Simone Portes, a ex-prefeita, Jane Abrão, e vereadores do município.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img