21 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, julho 15, 2024
CasaColunas:Você sabe qual é a diferença entre síndrome de burnout e depressão?

Você sabe qual é a diferença entre síndrome de burnout e depressão?

Publicado em:

spot_imgspot_img

👉Vamos começar falando sobre BURNOUT, que é considerada uma doença ocupacional resultante do estresse crônico (constante) no local de trabalho. Nesse caso, os sinais de alerta incluem, principalmente, esgotamento mental e físico, exaustão extrema, diminuição da produtividade, dificuldades para se concentrar, sentimentos constantes de fracasso e insegurança relacionados ao ambiente profissional, sono ruim, lapsos de memória, entre outros.

Já a DEPRESSÃO é uma doença cujas causas podem ser associadas, sobretudo, a fatores genéticos, alterações químicas no cérebro, disfunções hormonais, e afeta não só adultos, mas também crianças e adolescentes.
Apatia, desânimo, angústia, problemas de memória e raciocínio, falta de energia, dificuldades para dormir, incapacidade de sentir alegria em atividades que antes eram consideradas prazerosas são alguns dos sintomas ligados ao quadro.

📍De fato, essas condições possuem similaridades; ambas podem englobar, por exemplo, tristeza intensa, alterações de humor, irritabilidade, distúrbios de sono, desesperança e ausências no trabalho. Mas, enquanto a depressão pode ser provocada por uma série de questões (o que pode até ter contribuição do estresse), a síndrome de burnout está exclusivamente ligada à rotina de trabalho altamente desgastante.

E o mais importante: os dois problemas têm solução!
Por isso, não sofra sozinho! Busque a ajuda profissional o quanto antes puder, se for o caso, para diagnosticar e tratar corretamente o que está afetando a sua saúde mental e qualidade de vida.

✅Por um amanhã melhor, cuide de você e conte sempre com todo o nosso acolhimento e suporte!

terapeuta ocupacional IVE BESSONI

instagram @ive_bessoni_oficial

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img