22 C
Rio de Janeiro
sábado, junho 15, 2024
CasaEditoriasEconomiaLista de Material Escolar: a vilã da Volta ás aulas

Lista de Material Escolar: a vilã da Volta ás aulas

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Volta as aulas e os pais sofrem com a alta do material escolar. Acompanhe as matérias e entenda como fugir da cilada dos preços

Segunda-feira,6 de Fevereiro, chegou enfim o dia da Volta às aulas na maioria dos colégios do Rio de Janeiro. Com isso, o bolso dos pais são afetados pelos gastos com material escolar. Quem não aproveitou as promoções no início de janeiro vai enfrentar a alta dos preços agora. O RJ4 conversou com uma responsável, com nossa Colunista a Professora Angel Amaral e um Advogado especialista em Defesa do Consumidor sobre o assunto.

 

Alegria das crianças e adolescentes, pesadelo dos pais. Comprar material escolar não é divertido como nossos filhos acham.  Os responsáveis precisam pesquisar, andar bastante até adquirir todos os itens pedidos na lista. E por falar na lista, sabiam que há lei sobre elas? E que existem itens que não podem ser pedidos? Descubra agora.

 

Isabelle, 11 anos, moradora de Duque de Caxias, inicia hoje a 5° série do ensino fundamental. Sua tia Daiana Santos nos conta como ta sendo os gastos desse ano.

Subiu tudo, esse ano eu gastei bem mais com poucos itens. Gastaria uns 250 mas esse ano incluindo a mochila foi 400 reais. O valor da mochila subiu muito, inclusive caderno de 1 materia com 98 páginas que paguei 12 reais.

Eu realizei a compra em duas lojas populares de Caxias para conseguir ter toda lista’ – revelou Daiana a nossa redação.

 

Foto: Angel Amaral

Situações como essa acontecem a todo momento. Existe a lista básica de matérias, porém os personalizados são os que atraem na hora da compra e isso acarreta também o aumento no valor.

 

Nossa colunista Angel Amaral é professora e mãe e conhece os dois lados da moeda.

Ela nos conta que da para amenizar os gastos com material dado pelas escolas públicas. Elas fornecem itens da Lista de Material e Uniforme. Os itens variam. Há municípios que dão mais coisas e municípios que dão menos. A listagem básica é: Cadernos, Agenda, lápis, lápis de cor, giz de cera, borracha, tinta guache, cola colorida, Hidrocor (Canetinha) e Mochila.

Se todos esses itens viessem a tempo seria maravilhoso, porém Angel reconhece que a maioria dos responsáveis, mesmo sem condições, optam por comprar e não esperar o que vem das prefeituras:

” O problema é que o tempo de entrega desse material é desproporcional porque tem município que entrega muito depois do começo das aulas e, isso força aos pais a comprarem para os filhos não serem prejudicados na volta as aulas.” – relata nossa colunista.

 

Por falar em prejuízo dos pais, conversamos com o Advogado Ricardo Vieira sobre os direito do consumidor referente aos materiais escolares. Quer saber como foi o bate papo?

Leia a sequência da nossa matéria.

 

Lista de Material Escolar é caso de Defesa do Consumidor?

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img