30.2 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
CasaColunas:Existe benefício em ser vegano?

Existe benefício em ser vegano?

Publicado em:

spot_imgspot_img

O veganismo, inicialmente, é uma prática onde se exclui todo e qualquer item que pode ter sido originado de exploração animal, desde vestuário, cosméticos, entretenimento humano, até alimentos. Já o vegetariano-estrito é aquele que exclui apenas os alimentos, mas pode usufruir dos outros itens.

Ainda existe o mito de que para ser uma pessoa saudável é necessária uma alimentação rica em alimentos de origem animal – carne vermelha, frango, peixes, ovos e leites e derivados. Apesar de importantes, pode-se ter uma dieta sem nenhum destes elementos e estar com a saúde em dia.

É necessário entender que ser vegano (ou vegetariano-estrito) não é sinônimo de ser saudável. Antes de pensar em excluir alimentos, deve-se pensar em incluí-los. Uma dieta equilibrada é formada por cereais, pães e tubérculos (grupo do arroz), leguminosas (grupo do feijão), legumes e verduras, frutas e oleaginosas (castanhas e sementes).

Há hoje no mercado um aumento de produtos industrializados à base de proteína vegetal. No entanto, estes devem ser utilizados em momentos muito específicos e pontuais e não fazer parte da rotina.

Uma dieta baseada em plantas é cientificamente comprovada, a melhor escolha para o tratamento de doenças crônicas como a obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. Isto porque os fatores de risco destas doenças incluem dislipidemia, excesso de peso, hipertensão e alta glicemia e, comparada a dieta onívora, ela é mais eficaz para reduzir esses marcadores, além de diminuir os níveis de inflamação e melhorarem a microbiota intestinal.

Muitas pessoas acreditam que ao adotar essa dieta podem ter deficiência de proteínas, mas isso não é verdade. Podemos encontrar um bom aporte proteico em muitos alimentos de origem vegetal, como as leguminosas. Mesmo assim, é imprescindível que a dieta seja rica em todos os grupos alimentares, porque assim garantimos que está sendo feita a ingestão de diversos aminoácidos, necessários para a formação das proteínas.

É possível que um indivíduo que adota uma dieta sem alimentos de origem animal tenha a necessidade de suplementar algumas vitaminas, como a B12 ou algum mineral. Por isso, é extremamente importante que contate um profissional habilitado para te auxiliar se quiser realizar a transição para este tipo de alimentação.

*** A coluna de hoje foi escrita pela Nutricionista Clínica Laís Cordeiro.

CRN4: 22101493

Instagram: @laiscordeironutri

 

Comentários

Vinicius Oliveira
Vinicius Oliveira
Nutricionista e Professor - Pós-graduado em nutrição esportiva, Pós-graduado em fitoterapia, Pós-graduado em gestão de alimentação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img