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segunda-feira, julho 15, 2024
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Como o final de semana pode atrapalhar seu emagrecimento?

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Final de semana chegou e com ele aquela vontade de relaxar, sair com os amigos para comer. Você segue seu plano alimentar a risca na semana, mas chega no fim de semana chuta o balde? – Isso pode ser um dos fatores principais no seu resultado.

Deixa eu te contar uma história:

Uma pessoa faz o primeiro mês EXEMPLAR, perde 4kg e pula de felicidade, já no segundo mês perde apenas 1kg e fala “Nutri, estou estagnada! Depois começa a ficar tão difícil emagrecer! Parece que o metabolismo se acostuma com a dieta!” e, na prática sabe o que eu vejo que acontece? A pessoa perde 1kg durante a semana e chega no final de semana e recupera 700g, na segunda semana perde mais 1kg e recupera integralmente o quilo perdido, só que essa pessoa não está se pesando, por isso não está vendo! E aí ela chega no consultório achando que, “ Meu metabolismo está lento! ” “Estou no efeito platô” “Depois do primeiro mês fica muito difícil emagrecer” “Preciso fazer algo diferente!” e, gente, só que não! Pare de fazer dia do lixo e  se permitir no final de semana inteiro , senão você começará a MANTER SEU PESO, sem ter chegado na FASE DE MANUTENÇÃO!

Após um dia exagerando, no dia seguinte seu sistema de recompensa espera alimentos “calóricos” com o dobro de fome (ciclo que dificulta você voltar a rotina).

Dentro do plano alimentar, o nutricionista pode ajustar a estratégia para menor impacto, administrando a frequência e melhores escolhas de alimentos que você goste, sem precisar ficar nesse ciclo de restrição. A refeição livre tem apenas maior densidade calórica, mas de forma equilibrada, não atrapalha (é saudável).

Não adianta restringir, gerar compulsão, taxar um alimento como vilão e engordar novamente. Manter uma boa relação com a comida é essencial no processo!!

Tenha EQUILIBRIO, bons hábitos na maior parte do tempo entendam sinais de FOME, SACIEDADE e DESEJO (não é comer até passar mal ou fazer por obrigação. Se não sentir vontade ok manter sua dieta, não é regra, é escolha).

Caso você não entenda isso, será sempre difícil manter um plano com constância

 

*** A coluna de hoje foi escrita pela Nutricionista Clínica Funcional Lunara Guimarães.

CRN4: 16100783

Instagram: @nutricionistalunaraguimaraes

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Vinicius Oliveira
Vinicius Oliveira
Nutricionista e Professor - Pós-graduado em nutrição esportiva, Pós-graduado em fitoterapia, Pós-graduado em gestão de alimentação

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