22 C
Rio de Janeiro
sábado, junho 15, 2024
CasaEditoriasO povoENEL distribuição rio realiza operação ‘energia legal’ em Armação dos Búzios

ENEL distribuição rio realiza operação ‘energia legal’ em Armação dos Búzios

Data:

Notícias relacionadas

Campanha “Agasalho a gente compartilha” é promovida pelo Instituto Assaí

Instituto Assaí, organização independente e sem fins lucrativos que...

Nilópolis e instituições parceiras inauguram a Sala Acolhedora

O prefeito de Nilópolis, Abraãozinho, inaugurou a Sala Acolhedora...

‘Nilópolis abraça o Rio Grande do Sul’

Nilópolis abraça o Rio Grande do Sul'. Este é...

Dia das Mães: Shoppings da ALLOS promovem ações de ‘compre e ganhe’

Mais do que uma data especial no calendário, o...
spot_imgspot_img

Projeto tem o objetivo de combater o furto de energia e aproximar serviços dos clientes, com atendimento móvel, troca de lâmpadas e orientações sobre consumo consciente de energia e segurança com a rede elétrica; Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia e pode causar acidentes graves. Além disso, impacta diretamente o valor da tarifa de energia paga por todos os clientes da distribuidora; Nesta edição, a Enel Rio irá sortear 30 geladeiras para os clientes que participarem do evento.

A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (24) até sexta (27), a operação Energia Legal em Armação dos Búzios. Uma força-tarefa, formada por equipes de inspeção com o apoio da Polícia Civil, estará em ação para fiscalizar e retirar ligações clandestinas no município. O objetivo é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos desta prática. Além disso, a distribuidora vai oferecer uma série de serviços durante a operação: troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.   

 

Em 36 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 16.358 clientes, sendo 15.068 em residências e 1.290 em estabelecimentos comerciais nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019.   

 

Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.  

 

Quem adota a prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo ser fatais.  

 

Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.enel.com.br/, ou o aplicativo Enel Rio ou a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.   

 

Troca de geladeiras  

 

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realizará a iniciativa de Trocas de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes do município poderão se cadastrar no estande do projeto montado na Avenida Parque, 232 (Praça Benedita Santos da Silva), até o dia 26 de janeiro às 12h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado no mesmo local, dia 26, às 17h. 

 

Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação já terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (27), das 9h às 12h, no mesmo local onde serão feitos os cadastros.  

 

Atendimentos e consumo consciente de energia  

 

Durante a operação, os moradores de Búzios também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento, que ficará localizada nos seguintes pontos: Estrada dos Búzios, Cem Braças e Loteamento Portal da Ferradura. Nessa unidade, os clientes poderão solicitar serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade. 

 

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro e realizar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.     


Serviço 
 

 

Troca de geladeiras  

 

Cadastramento para a troca de geladeiras  

Data: de 24 a 26/01 

Horário: 9h às 17h (dias 24 e 25) e 9h às 12h (dia 26)  

 

Sorteio das geladeiras  

Data: 26/01  

Horário: a partir das 17h  

 

Entrega das geladeiras  

Data: 27/01  

Horário: 9h às 12h  

Local: Avenida Parque, 232 (Praça Benedita Santos da Silva)  

 

Unidade móvel  

 

Dia 24/01 (terça) 

Local: Praça INEFI  

Endereço: Rua Ermelinda, 2, Estrada dos Búzios (em frente ao restaurante Pastel na Kombi)  

Horário: 8h30 às 17h  

 

Dia 25/01 (quarta) 

Local: Praça de São José  

Endereço: Estrada de Búzios, 17  

Horário: 8h30 às 17h  

 

Dia 26/01 (quinta) 

Local: Praça do Cem Braças  

Endereço: Rua Esperança, 81, Cem Braças (em frente à quadra poliesportiva)  

Horário: 8h30 às 17h  

 

Dia 27/01 (sexta) 

Local: Praça Benedita Santos da Silva  

Endereço: Avenida Parque, 232, Loteamento Portal da Ferradura 

Horário: 8h30 às 17h  

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img