26 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesBloco formado por usuários e profissionais da rede pública de saúde mental...

Bloco formado por usuários e profissionais da rede pública de saúde mental do Rio completou 18 anos

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

O projeto é fruto da percepção de que há afinidades entre a festa popular e democrática do carnaval de rua com o espírito da Reforma Psiquiátrica Brasileira

O Coletivo Carnavalesco e Ponto de Cultura Tá Pirando, Pirado, Pirou! é um bloco criado em 2004 no bojo do movimento de revitalização do carnaval de rua carioca, o Coletivo completou em dezembro do ano passado 18  anos de folia, saúde e luta por uma sociedade sem manicômios. 

 

Pautado pela lógica da integração social, o nome do bloco foi sugerido por um cliente do Instituto Philippe Pinel, que argumentou: “Não vamos fazer carnaval só pra quem já pirou e está aqui dentro do Pinel, vamos pra rua brincar com quem ainda tá pirando… Tá Pirando, Pirado, Pirou! É todo mundo junto!”.

 

Credito Pâmela Pérez

A luta antimanicomial, que se esforça para reverter o processo secular de exclusão social dos diferentes e promover a cidadania do louco, encontra na folia de rua uma poderosa aliada, por se tratar de uma festa popular catalisadora de encontros sociais. Só criando redes podemos combater a exclusão. Ao longo de todo o ano, o Coletivo promove oficinas semanais ligadas às artes carnavalescas, onde são gestadas fantasias, adereços, sambas e batucadas. A cada ano, um novo enredo é escolhido e uma nova pesquisa é empreendida, resultando em nova safra de composições – uma delas eleita em concurso para animar o desfile do bloco. Estas atividades proporcionam um rico espaço de convivência, circulação de afetos, trocas de ideias e experimentações estéticas.

 

Acompanhe mais na página do Instagram: @tapirandopiradopirou. 

 

Confira a agenda de próximos eventos do bloco: 

25/01 – Ensaio geral na Sede do Cordão do Bola Preta e Lançamento das camisetas 2023 – às 18h30 ➡️ R. da Relação, 03 – Centro

04/02 – Festa de comemoração dos 18 anos do nosso bloco, com diversas atrações, das 14h às 18h no Rio Scenarium ➡️ R. do Lavradio, 20 – Centro.  Ingresso colaborativo.

12/02 – Desfile do Tá Pirando com o enredo  “Gurufim pra Recomeçar”, homenagem do bloco aos fundadores que partiram no período em que enfrentamos a pandemia e a barbárie.      

                                             

Mande sua pauta cultural para fbrj91@gmail.com

Comentários

Felipe Braga
Felipe Braga
Jornalista, produtor, especialista em marketing e pai de pet. Colunista de cultura do Portal RJ4 e editor da página @vizinhosdocatete . Apaixonado por audiovisual e suas camadas, comportamento e toda manifestação cultural.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img