24 C
Rio de Janeiro
domingo, junho 16, 2024
CasaNotíciasEdital '100 anos de Darcy Ribeiro' divulga resultado e abre exposição na...

Edital ‘100 anos de Darcy Ribeiro’ divulga resultado e abre exposição na segunda, 23, às 14h, em evento aberto ao público, na Biblioteca Parque Estadual

Data:

Notícias relacionadas

Mocidade realiza aula prática com alunos universitários durante feijoada

Recentemente, tema em sala de aula, a Mocidade Independente...

Drogaria Venâncio promove semana da saúde

Em celebração ao Dia Mundial da Imunização (9/6), a...

Junho Vermelho: saiba o passo a passo da doação de sangue

8A campanha Junho Vermelho tem como intuito ressaltar a...

Transporte gratuito para doação de sangue

Pelo segundo ano consecutivo, os modais de transporte do...
spot_imgspot_img

O resultado do Edital 100 anos Darcy Ribeiro – da Muriqui Cultural, de Luiza Carino, em coprodução com a Zucca Produções, de Julio Zucca – será divulgado nesta segunda, 23 de janeiro, às 14h, no auditório da Biblioteca Parque Estadual. Depois da cerimônia, haverá a inauguração oficial de uma exposição sobre o centenário do antropólogo, educador e indigenista que tanto contribuiu para a nação brasileira. Será uma oportunidade única de visitar a mostra sem agendamento. O Edital tem apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi com uso da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS.

Ao todo, o júri recebeu e avaliou 191 propostas criativas de produtores culturais fluminenses, todas envolvendo a figura, a vida e a obra de Darcy. Os critérios para a escolha dos cinco contemplados que receberão R$ 50 mil para efetivar os seus projetos foram muitos: importância, originalidade, conceitos utilizados, experiência e qualificação dos profissionais, produtos ou eventos a serem gerados e a presença de mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIA+ na equipe.

“A avaliação e análise destas propostas foi uma tarefa árdua, ao mesmo tempo emocionante e muito recompensadora. Só de perceber o quanto este Edital estimulou fazedores de cultura de todos os cantos do Estado do Rio de Janeiro a pensarem projetos envolvendo Darcy Ribeiro, pesquisando a sua obra, ressaltando seus feitos e enaltecendo suas ideias e pensamentos (e contando tudo isso em vídeos inspiradores que enviaram para a comissão), já começamos a nos sentir com o dever cumprido com relação aos objetivos que nos propusemos dentro do nosso projeto cultural”, afirma Julio Zucca.

A exposição “100 anos Darcy Ribeiro” ficará em cartaz de 22 de janeiro a 3 de março, na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec), que fica no segundo andar da Biblioteca Parque Estadual, em uma instalação inédita que foi criada por Matheus Amorim e incorporada às festividades em torno do polivalente Darcy. Em formato circular e com 24 quadros, a estrutura de ferro receberá uma linha do tempo cronológica com texto biográfico e fotografias de momentos de destaque na trajetória do homenageado. Uma TV transmitirá extratos do Quarup, uma homenagem indígena póstuma recebida por Darcy, com curadoria de Milton Guran, o criador e responsável pelo FotoRio, maior evento de fotografia da cidade desde 2003. A entrada é gratuita.

 

Serviço da visitação à mostra.

Data: Evento – Resultado do Edital 100 anos Darcy – às 14h.

Depois da cerimônia, haverá a inauguração oficial de uma exposição sobre o centenário do antropólogo, educador e indigenista que tanto contribuiu para a nação brasileira.

Local: Biblioteca Parque Estadual – Rua Presidente Vargas, 1261, Centro.

Visitação: de 23 de janeiro a 3 de março.

OBS: Será incluída na visita guiada às dependências da Biblioteca Parque Estadual. Para participar da visita guiada, basta solicitar no balcão de atendimento da BPE ou agendar com antecedência através do e-mail (agendavisitabpe@cultura.rj.gov.br) ou pelo telefone (21) 2216-8501. Os horários disponíveis são: de segunda a sexta, às 11h, às 14h e às 16h.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img