21 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, julho 15, 2024
CasaColunas:Bastidores Online / Renan Xavier -‘SBT News’ estreia o documentário "Boate Kiss: além da notícia" sobre os...

‘SBT News’ estreia o documentário “Boate Kiss: além da notícia” sobre os 10 anos da tragédia

Episódios serão exibidos a partir de hoje, no portal e na televisão Jornalistas da emissora narram detalhes da cobertura e desdobramentos ao longo de uma década de luto e sofrimento

Publicado em:

spot_imgspot_img

Uma das tragédias mais marcantes do país completa 10 anos. Uma série documental produzida pela equipe de jornalismo do SBT mostra o incêndio da boate Kiss pelo olhar dos profissionais da imprensa. O especial “Boate Kiss: Além da Notícia” terá quatro episódios com cerca de 10 minutos cada, que serão exibidos em primeira mão a partir das 21h no portal SBT News e, na madrugada, no novo jornalístico da emissora, o “SBT News na TV“.

A série de mini documentários reconta a trágica madrugada do incêndio, o dia seguinte com a confirmação dos nomes das vítimas e os desdobramentos ao longo de uma década de investigação, luto pelos 242 mortos e a recuperação dos mais de 600 sobreviventes. Jornalistas que trabalharam na cobertura revelam bastidores. São testemunhas atentas que compartilharam o horror e a luta das famílias por compreensão e justiça.

Ao longos dos últimos meses, a equipe recuperou imagens e fez uma detalhada pesquisa de arquivos da emissora para recontar os dez anos da tragédia. O telespectador verá depoimentos e cenas que nunca haviam sido exibidas. O projeto tem direção de fotografia Arthur Cerri, edição de imagem de Heitor Pires e Max Mariante, direção de Léo Bonesso e supervisão de Israel Fritsch, editor regional de jornalismo do SBT RS.

O documentário nasceu da descoberta de muito material bruto registrado pelas equipes que correram para Santa Maria no domingo 27 de janeiro de 2013. O arquivo foi garimpado pelo Leonardo Bonesso, que sugeriu a criação do documentário e naturalmente abraçou o projeto. Ele mesmo trabalhou intensamente na cobertura da tragédia no começo da carreira“, diz Israel.

O SBT foi a primeira emissora a chegar ao local e iniciar a cobertura, em rede nacional. A repórter Gabriela Lerina é uma das profissionais que dão testemunho. Ela relembra como foi difícil a missão de informar e, ao mesmo tempo, controlar a emoção. “Eu precisava respirar a todo momento, e o apoio dos colegas de imprensa foi muito importante para poder levar a informação para quem estava em casa“. Também participam da série os repórteres Guilherme Rockett e Luciane Kohlmann, e os editores-chefes Ingrid Oliveira e Matheus Giglio, que atuaram na produção jornalística da cobertura.

Além dos dias subsequentes à tragédia, o documentário recupera o júri dos quatro réus, responsabilizados pelo incêndio, pelas mortes e pelas tentativas de homicídio. O julgamento ocorrido em Porto Alegre, ao final de 2021 – o mais longo da história no Rio Grande do Sul – acabou anulado pelo Tribunal de Justiça gaúcho 8 meses depois, sob alegação de falhas no rito.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img