26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
CasaPolicialCrimeOperação energia legal da ENEL identifica 480 furtos de energia em Magé

Operação energia legal da ENEL identifica 480 furtos de energia em Magé

Data:

Notícias relacionadas

Plano de Segurança da Prefeitura de Nilópolis para o Carnaval Solidário é um sucesso

Única cidade entre os treze municípios da Baixada Fluminense...

Prefeito de Belford Roxo anuncia inaugurações de unidades de saúde

Saúde é prioridade. O prefeito de Belford Roxo, Wagner...

Prefeitura de Nilópolis abre inscrição para doação de animal doméstico

A Prefeitura de Nilópolis abriu sexta-feira (16/02) inscrições para...
spot_imgspot_img

Foram realizados seis registros de ocorrência policial e duas prisões em flagrante pela Polícia por furto de energia; Companhia também fez a troca de 107 lâmpadas antigas por modelo LED durante a iniciativa.

A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio em conjunto com a Polícia Civil na semana passada, em Magé, identificou 480 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. Duas pessoas foram presas em flagrante por furto de energia em diferentes locais. Além das prisões, a operação levou ao registro de seis ocorrências na delegacia relacionadas a fraudes no consumo de energia, como ligações diretas na rede, sem passar pelo medidor. Durante a operação, para facilitar o acesso aos serviços, a distribuidora ofereceu atendimento móvel a 99 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta, troca de titularidade, por exemplo.
Com a intenção de combater irregularidades e furtos, a operação está em sua 36ª edição e, até o momento, já identificou furto de energia em 16.358 clientes, sendo 15.068 residências e 1.290 comércios nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019. ” Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.
Consumo consciente de energia
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 128 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 107 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.
Combate ao furto de energia
Além de ser crime, com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. Segundo estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos tanto para quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Quem quiser denunciar furto de energia, deve acessar o site https://www.enel.com.br/, ou o aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img